Fepagro amplia parcerias com instituições de ensino superior e tecnológico

15.03.2012 | 20:59 (UTC -3)
Gislaine Freitas

A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) está buscando uma maior integração com instituições de ensino superior e tecnológico. A iniciativa envolve a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), as universidades federais do Rio Grande do Sul (Ufrgs), de Pelotas (UFPel), de Santa Maria (UFSM), a Fundação Universidade de Rio Grande (FURG), a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), além dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul ( IFETs) e o Colégio Teutônia.

Segundo a coordenadora de Assessorias da fundação, Andréia Sá Brito, essa interação proporcionará o uso integral das áreas da instituição, disponibilizando-as a um número mais ampliado de pesquisadores e de projetos. Além disso, “dinamizará os Centros de Pesquisa da Fepagro, principalmente os do interior do Estado, pois as instituições de ensino têm demanda constante de formação”, assegura.

O Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), localizado em Eldorado do Sul, realiza uma série de trabalhos científicos em parceria com professores e pós-graduandos da Ufrgs. Está em estágio de aprovação a criação de um curso interinstitucional de pós-graduação em nível de mestrado na área de sanidade animal nesse centro.

Na unidade de Vacaria foi cedida área de 60 hectares para a construção de um campus do IFRS e outro da Uergs. Em Santana do Livramento também serão doados 24 hectares para a universidade estadual e em Caxias do Sul serão compartilhadas as estruturas de alojamentos e salas de aula. No município de Rio Grande, a UFPel irá ministrar aulas práticas do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agrícolas Familiares, na unidade de Domingos Petroline, e na unidade Saco do Justino, a FURG já utiliza estrutura física, equipamentos e o acesso à Lagoa dos Patos.

Um convênio firmado no ano passado entre a Fepagro Vale do Taquari e o Colégio Teutônia beneficia projetos de pesquisa da fundação, permitindo a participação dos estudantes nas atividades. Os alunos realizarão estágios profissionalizantes na Fepagro, que disponibiliza à Fundação Agrícola Teutônia, mantenedora do colégio, 60 hectares para o plantio de milho e outras culturas.

A Unipampa terá disponíveis alojamentos para bolsistas e estagiários, assim como áreas para aulas práticas na Fepagro em Uruguaiana. São previstas parcerias com esta universidade para compartilhamento de estruturas e trabalhos futuros na Fepagro em São Gabriel e há possibilidades da instalação de extensão do IFSul, em Hulha Negra. Na Fepagro em Santa Maria será montada em parceria com a UFSM uma biofábrica que utilizará elementos biológicos na fabricação de insumos para o controle de pragas e patologias. No mesmo local, está sendo estudada a instalação de uma vitrine tecnológica na área florestal.

Fernando Dias/Fepagro

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025