Melhores cafés naturais do Brasil serão leiloados no dia 14

12.03.2012 | 20:59 (UTC -3)
Paulo A. C. Kawasaki

O leilão internacional do primeiro Cup of Excellence – Natural Late Harvest será realizado, via internet, na próxima quarta-feira (14), a partir das 10h (horário de Brasília). Com preço mínimo de abertura fixado em US$ 4,00 por libra peso, ou pouco mais de US$ 529,00 por saca de 60 kg, o pregão será disputado por compradores do Brasil, das Américas do Norte e Central, da Europa, da Ásia e da África.

No leilão, serão ofertados os 19 lotes vencedores do concurso destinado a cafés naturais do Brasil, que foi realizado pela primeira vez pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e com a Alliance for Coffee Excellence (ACE).

O campeão do certame foi o lote do produtor Luiz Flávio Pereira de Castro, do Sítio Colinas, localizado no município de Carmo de Minas, na Região da Serra da Mantiqueira de Minas Gerais, com a nota 91,656 do júri internacional. A relação completa dos 19 vencedores, com informações sobre as características do café e a preocupação do cafeicultor com qualidade e sustentabilidades ambiental, econômica e social pode ser acessada no site da BSCA, através do link http://bsca.com.br/cup-of-excellence-late-harvest.php?id=3. Neste mesmo endereço estão disponíveis informações sobre todas as etapas do concurso, incluindo as seleções feitas pelos júris nacional e internacional.

Qualidade preservada — Os cafés que serão comercializados no leilão do Cup of Excellence, no dia 14/03, não são armazenados nas tradicionais sacas de 60 kg. Por serem grãos de altíssima qualidade, são embalados a vácuo em plástico resistente, formando pacotes de 7,5 kg. Em cada caixa são colocados quatro pacotes, totalizando 30 kg, o que implica que duas caixas correspondem a uma saca convencional de café.

A BSCA explica que, embalados dessa maneira, os cafés verdes preservam todas as suas características e qualidades até a safra seguinte, também possibilitando que os compradores, assim como as cafeterias, abram os pacotes de acordo com sua demanda.

– O primeiro Cup of Excellence – Natural Late Harvest contou com o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), do Centro de Excelência do Café do Sul de Minas (CEC - Sul de Minas), do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), do Conselho Nacional do Café (CNC) e da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha (Minasul). Além disso, o Sebrae entra como patrocinador deste leilão e dos certames do Cup of Excellence no Brasil na safra 2012. A auditoria ficou a cargo da IMO Control do Brasil.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro