Falta de chuva em Mato Grosso ameaça a safra 2025/26
Aprosoja MT solicita ao Ministério da Agricultura e à Conab a revisão das estimativas e alerta para perdas no campo
A Fendt apresentou na Agritechnica 2025 o Xaver GT, robô agrícola autônomo projetado para tarefas como capina mecânica em lavouras de hortaliças e raízes. O equipamento tem peso total de três toneladas. Mas sua distribuição uniforme reduz ao mínimo a compactação do solo, mesmo com múltiplas passagens.
Inspirado nos tratores da linha GT da década de 1950, o Xaver GT mantém a filosofia de alta produtividade com baixo uso de mão de obra. A máquina realiza tarefas leves de forma autônoma durante todo o ano agrícola. Executa operações como semeadura, capina e rastelamento. O trator tradicional pode ser mantido em operações mais pesadas e no transporte.
O Xaver GT opera com implementos já existentes, graças a conexões padronizadas, e permite ajustes na bitola entre 1,5 m e 2,25 m. A altura livre de 50 cm evita danos às plantas em fases mais avançadas do cultivo. Pode ser transportado como reboque por outro trator. Um operador posiciona e ativa o sistema por controle remoto.
Movido por sistema híbrido a diesel com gerador de 25 kW e baterias de 9 kWh, o Xaver GT tem rodas motrizes independentes com motores elétricos. A velocidade no campo chega a 10 km/h. Modos de direção incluem esterçamento em quatro rodas e "crab steering", para curvas fechadas ou atuação em terrenos inclinados.
A segurança do robô conta com sistema tátil, geofencing, sensores lidar e câmeras. O sistema reconhece obstáculos e reage automaticamente. A navegação usa inteligência artificial para seguir linhas e plantas, mesmo em locais com sinal de satélite fraco. A operação é feita por celular, tablet ou PC, com base na plataforma FendtONE.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura