Fendt bate em 2021 meta projetada para 2024 no Brasil

Com grande aceitação no mercado brasileiro, a Fendt alcançou em 2021 a meta projetada para 2024 e acelera a expansão de suas concessionárias pelo território, com abertura de novas lojas e ampliação no portfólio

22.11.2021 | 15:20 (UTC -3)
Cultivar Máquinas
Etapa do Fendt Road Show realizado em Nova Mutum (MT)
Etapa do Fendt Road Show realizado em Nova Mutum (MT)

Com grande aceitação no mercado brasileiro, a Fendt alcançou em 2021 a meta projetada para 2024 e acelera a expansão de suas concessionárias pelo território, com abertura de novas lojas e ampliação no portfólio

O que mais chama a atenção quando você vê um trator imponente, de 540cv de potência, cheio de displays, teclados e botões modernos, faróis de xênon, rodados duplos de alta flutuação e com muita tecnologia embarcada? Possivelmente, a resposta mais ouvida poderia ser algo como “beleza, tecnologia, robustez”. Mas, apesar dessas características descreverem muito bem os tratores da Fendt, Série 1000 Vario, elas não são as únicas nem as mais importantes para os proprietários destes gigantes. O que realmente faz brilhar os olhos dos produtores com quem conversamos é a economia de combustível que a série oferece, quando comparada a outros tratores com a mesma potência.

A Fendt está rodando as principais regiões produtoras do Cerrado brasileiro, com um evento itinerante chamado de Fendt Road Show, em diferentes municípios onde a marca possui ou onde está em fase de implantação de concessionários. Com uma carreta personalizada e máquinas em exposição estática, o evento recebe produtores que podem conhecer em detalhes cada um dos modelos comercializados pela Fendt, além de simular negociações ou até mesmo fechar negócios. E foi numa destas etapas, na cidade de Nova Mutum (MT), que tivemos a oportunidade de conhecer dois proprietários de máquinas comercializadas pela marca.

Na fazenda Metamac, de 900 hectares, onde ocorreu a etapa da Fendt Road Show de Nova Mutum, o proprietário Sebastião Tomaz dos Santos, com semblante tranquilo e acolhedor, recebia visitantes e imprensa, com quem dividia suas experiências sobre o seu trator Fendt 1046 Vario, de 478cv de potência. Adquirido no final de 2020, o modelo substituiu um trator de 350cv, de outra marca, para tracionar grade aradora, subsolador e uma semeadora de 26 linhas, no plantio de soja e milho. Segundo ele, a combinação das tecnologias do motor e da transmissão proporciona uma economia de combustível de 20% quando comparado com outros tratores utilizados nas mesmas atividades. A semeadora de 27 linhas é menor do que o trator poderia tracionar com facilidade, mas como trabalha com agricultura de precisão, a atividade de plantio exige uma dose extra de potência por linha de plantio. “Como aplicamos adubo na linha, utilizamos sulcadores e aplicamos microgel no plantio, a semeadora que utilizamos necessita de 15cv de potência por linha, comparado com 9cv por linha que outros tipos de plantio exigem”, explica. Além do trator, Sebastião já comprou uma colhedora Fendt Ideal, que chegará para a colheita da safra de verão.

Sebastião Tomaz dos Santos, da Fazenda Metamac
Sebastião Tomaz dos Santos, da Fazenda Metamac

Também situada em Nova Mutum, a Fazenda Palotina, do grupo Costa Beber Agro, possui uma frota completa de produtos Fendt: uma semeadora Momentum de 38 linhas, um trator Fendt 1050 Vario, de 517cv, e duas colheitadeiras, Ideal 8 e Ideal 9. Sinar Costa Beber administra quatro mil hectares, onde planta soja junto com seu pai, filho e nora. Quando questionado sobre as vantagens do trator 1050 Vario em relação aos modelos que possuía anteriormente, a resposta é direta e objetiva: “Economia de combustível e tecnologia embarcada. Tanto que vou substituir os outros dois tratores da frota e ficar com três da marca Fendt”, explica.

Sinar Costa Beber, da Fazenda Palotina
Sinar Costa Beber, da Fazenda Palotina

Adquiridas em março de 2021, as colheitadeiras Ideal 8 e Ideal 9 foram utilizadas para colher toda a safra de verão. De acordo com Costa Beber, elas também tiveram desempenho superior quando comparadas às máquinas utilizadas em outras safras. “O conjunto todo é superior: utilizamos plataforma de 50 pés e o motor consegue absorver qualquer quantidade de produto sem perder a potência. E o graneleiro tem mais capacidade que qualquer outra máquina”, explica.

PROXIMIDADE COM O CLIENTE

Estes relatos ajudam a ilustrar o sucesso desta arrancada da Fendt no Brasil, desde que inaugurou sua primeira loja em Sorriso (MT), no primeiro trimestre de 2019. Sem revelar números, o diretor comercial para a América Latina, José Galli, garante que a meta projetada para 2024 já foi ultrapassada em 2021, mostrando a receptividade dos produtores brasileiros às máquinas comercializadas pela empresa. “Temos produtos completamente projetados para o Brasil, como é o caso das colhedoras Ideal e da semeadora Momentum, que se encaixam muito bem na realidade das nossas lavouras. E projetos como os tratores da Série Fendt 1000 Vario que foram idealizados para a globalização da marca e que se adaptam muito bem às necessidades como as encontradas na América do Norte e América Latina”, explica.

José Galli, diretor comercial da Fendt para a América Latina
José Galli, diretor comercial da Fendt para a América Latina

De 2019 até o momento, a marca já expande seus negócios no Brasil com quatro grupos econômicos e cinco lojas. Atualmente, as cinco concessionárias já atendem os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Piauí, Maranhão e Goiás, e outras estão em fase avançada de implantação nos estados do Pará e Tocantins. Além do Cerrado, a Fendt está em fase avançada de negociações para concessionárias no Rio Grande do Sul e, posteriormente, Paraná e São Paulo.

Felix Glas, embaixador da Fendt no Brasil
Felix Glas, embaixador da Fendt no Brasil

Para possibilitar esta expansão para além do Cerrado, a marca está trabalhando também na ampliação do portfólio de produtos. De acordo com o embaixador da Fendt no Brasil, Felix Glas, a parceria entre fábrica, dealer e produtor é parte importante do sucesso da marca. “Nossos três pilares são produtos de qualidade, identificação com a marca e parceria entre fábrica, produtores e concessionários. E é esta parceria que vai nos possibilitar desenvolver novos produtos que atendam às necessidades dos clientes”, garante.

FENDT 1000 VARIO

Lançados em 2015, na Europa, os tratores da linha Vario conquistaram premiações em mais de seis diferentes países daquele continente. Além dos títulos por inovações técnicas, a linha Fendt 1000 Vario ganhou prêmios de design. Em Munique, na Alemanha, levou o iF Design Award Gold 2016 por seu “desenho bem pensado”. Também teve outro reconhecimento alemão, o Red Dot para Design de Produto 2016, pela integração entre funcionalidade e design.

Fendt 1000 Vario
Fendt 1000 Vario

Os tratores Fendt 1000 Vario possuem motorização entre 476cv e 517cv de potência, transmissão Fendt Vario Drive (CVT), que permite que a operação seja feita sempre na velocidade ideal, sem escalonamento de marchas, e aciona de forma independente os eixos dianteiro e traseiro, sem intervenção do operador. Na prática, com essa tecnologia, torque e potência são distribuídos eletronicamente para o eixo que está tracionando.

Um diferencial da Série 1000 Vario é seu sistema de ventilação independente do motor. Além de ter uma rotação variável que se ajusta de acordo com a temperatura ambiente, o sistema funciona no modo reversão, realizando toda a limpeza da grade frontal, um item importante para as condições de trabalho no Brasil.

O Fendt 1000 Vario funciona sempre no intervalo de torque máximo para o consumo específico de combustível mais baixo.

O conceito de baixo rpm do motor Fendt iD resulta num consumo de combustível permanentemente baixo e intervalos mais longos de manutenção. O intervalo de rotações do motor do Fendt 1000 Vario varia entre 650rpm e 1.700rpm. No intervalo principal de trabalho, as rotações variam entre 1.100rpm e 1.600rpm. O motor no Fendt 1050 Vario garante 2.400Nm de torque a 1.100rpm.

COLHEDORAS IDEAL

A linha de colheitadeiras Fendt Ideal é um dos destaques da marca. Com três modelos, Ideal 7, Ideal 8 e Ideal 9, e motorizações de 458cv, 545cv e 656cv, a série é equipada com sistema Ideal Balance, uma bandeja de grãos dupla que garante que somente a colheita limpa seja coletada, oferece maior potência, rendimento e conforto. De acordo com a marca, a máquina garante até 15% a mais de eficiência operacional, permitindo que a colheita termine com uma semana de antecedência; 20% de economia no consumo de combustível; aumento de 25% na qualidade dos grãos; e até 30% de redução de perdas.

Colhedora Ideal
Colhedora Ideal

A colheitadeira possui exclusivo sistema de separação e trilha helicoidal e rotor mais longo já usado em colheitadeira, com 4,84m de comprimento e 600mm de diâmetro. O graneleiro é o maior tanque de grãos do mercado mundial, com capacidade de 17.100 litros, 18% mais do que os demais maquinários de alto rendimento atuais. O desempenho de descarga também é o mais rápido disponível, de 210L/s (32% mais veloz do que o concorrente mais próximo), o que é decisivo para uma cadeia de colheita eficiente.

Também oferece acesso, em tempo real, aos dados, garantindo que o operador saiba o que está acontecendo com a máquina, possibilitando obter grãos com a melhor limpeza e qualidade possível, minimizando perdas.

SEMEADORA MOMENTUM

As semeadoras Fendt Momentum são comercializadas nos modelos com 30 e 40 linhas, no espaçamento de 45cm, e também podem ser configuradas no espaçamento de 50cm, com a redução de duas linhas no seu modelo nominal. Além disso, esses modelos são ofertados nas versões Sementes e Sementes & Fertilizantes.

Semeadora Momentum
Semeadora Momentum

Esta série traz sistemas como o Fendt Smart Frame, que faz a leitura da posição das linhas e, de forma automática, nivela o chassi de linhas para que as mesmas estejam sempre na melhor posição de trabalho, e o DeltaForce, que controla e altera a pressão aplicada no solo pelas linhas de plantio, fazendo com que todas as sementes sejam depositadas na mesma profundidade.

A momentum vem equipada com pacote de tecnologias da Precision Planting para controle do plantio, como o dosador pneumático vSet2, que pode alcançar até 99% de singulação no plantio do milho, e o vDrive, motor elétrico que elimina as correntes e os cabos de transmissão e que também é o responsável pela taxa variável de sementes, compensação de curvas e pelo corte linha a linha, que chega a aumentar a produtividade em 16% em áreas com sobreposição.

O controle e o monitoramento do plantio são feitos pelo Monitor 20|20 SeedSense, responsável pela interface com o operador, um raios X em tempo real do plantio permitindo que o operador interfira a qualquer momento. Na posição de transporte, a semeadora fica com 3,6 metros.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024