FCA/Unesp inicia tratativas para convênio com universidade do Paraguai

08.10.2009 | 20:59 (UTC -3)

Nos dias 5, 6 e 7 de outubro, uma delegação de professores paraguaios visitou a Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (FCA/Unesp) de Botucatu para discutir as primeiras providências para o estabelecimento de um convênio internacional entre as duas instituições.

Os professores são da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Nacional de Assunção (FCA/UNA).

O grupo visitou vários departamentos e áreas de experimentos da FCA/Unesp e a sede da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf). “Queremos viabilizar um convênio acadêmico científico voltado para o aprimoramento das atividades de pesquisa nas diversas áreas de atuação das duas instituições, e também mobilidade de alunos de graduação e pós-graduação”, afirmou o professor Osmar de Carvalho Bueno, docente do Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial da FCA/Unesp e diretor da Fepaf.

A parceria deve ter início nas áreas de desenvolvimento rural e engenharia rural, segundo Lorenzo Meza López, diretor da de Ciências Agrárias da UMA. “A idéia do convênio é dar resposta a demandas tecnológicas que existem nos dois países. Nesta visita encontramos muitas semelhanças com relação aos nossos problemas e aos objetivos das instituições. Irmanando-nos poderemos construir novos conhecimentos que serão transmitidos às populações que mais necessitam de soluções para seus problemas”.

As afinidades de objetivos e métodos de trabalho entre as duas instituições foram destacadas pelo professor López. “Temos algumas diferenças mas a pesquisa, a formação de recursos humanos e a transferência de tecnologia através de trabalhos de extensão são muito semelhantes”, analisou. “Nossa impressão da Unesp foi muito boa. Nos sentimos em nossa casa e fortalecemos a relação de amizade e colaboração entre as instituições.

Além do professor López, a delegação da FCA/UNA contou com a participação dos professores Miguel Angel Ruiz Diaz, vice-diretor da unidade; Maria Gloria Cabrera chefe do Departamento de Economia Rural e Juan José Gonim.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA - Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu (FCA) e Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF) -

/

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025