Treinamento mostra como tornar propriedade funcional e limpa
Na criação do Guzerá Villefort, nos municípios de Morada Nova e Jaíba (MG), o trabalho de seleção PO e de animais puros rústicos a campo tem conseguido resultados consistentes com a raça Guzerá.
O cruzamento de touro Guzerá com vaca Nelore resulta em machos Guzonel de marmoreio superior, maior rusticidade, precocidade, mais peso na desmama e na terminação, comprovados em diversos abates técnicos. As fêmeas Guzonel possuem melhor habilidade materna, excelente temperamento, maior longevidade e servem de base para tricross com outras raças zebuínas ou taurinas. Já o acasalamento de touros Guzerá com vacas holandesas proporciona fêmeas rústicas, boas de leite e de maior longevidade. É um cruzamento em franca expansão no Brasil, principalmente em virtude das grandes bacias leiteiras estarem se deslocando para as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Nos torneios leiteiros matrizes Guzerá PO chegam a produzir até 42kg de leite por dia.
Segundo Francisco Assis Melo, que atua na agropecuária desde 1976, em Natal (RN), o Guzerá é uma raça extremamente rústica. “Durante os longos anos de seca no Nordeste, de todas as raças sobrou apenas Guzerá”, ressalta. Conforme disse, “o Norte e Nordeste conseguiram avançar na pecuária graças ao Guzerá. “Estes animais têm dupla função na alimentação da população: fornecimento de carne e leite. É um gado que se mantém em pastagem rústica e se necessário come até as folhas secas no pé da planta”, afirma. As fêmeas paridas conseguem amamentar os bezerros e ainda produzir leite e os machos possuem ótima conversão alimentar, mesmo sob condições adversas. E é esta a genética que o Guzerá Villefort foi buscar para formar plantel e que possibilitará a realização de um dos maiores leilões de reprodutores do Brasil.
No dia 10 de outubro, o Guzerá Villefort vai ofertar no Parque de Exposições de Montes Claros (MG), a partir das 13h, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural, 300 touros Guzerá. São reprodutores com avaliação genética, andrológico positivo e filhos de grandes raçadores, campeões nacionais ou líderes do Sumário da ABCZ/Embrapa, como Marquês AM, Mabrouk da Vic, Signo AM, Besouro ROE e Abaeté S, entre outros destaques da raça. De acordo com informações de Renato Esteves, presidente da Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil (ACGB) esta será a maior oferta de touros Guzerá registrada até o momento. “São animais funcionais, muito bem selecionados e de absoluta qualidade genética”, esclarece o coordenador do leilão, José Antônio Zanetoni, que informa também que os animais do leilão fazem parte do Programa de Melhoria Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética).
Condições especiais
Os pagamentos do Mega Leilão de Reprodutores Qualidade Guzerá Villefort serão feitos em 20 parcelas ou à vista, com 8% de desconto. Neste caso, com a opção de financiamento pelo Banco do Brasil, com juros subsidiados com recursos do MCR 6.2, com taxa de 6,75 ao ano. Nesta modalidade de pagamento, os interessados deverão procurar a agência de seu relacionamento no BB para pré-aprovação de limite.
Frete Grátis
Outra facilidade será o frete rodoviário gratuito. Para o estado de Minas Gerais, em todas as localidades para compra de qualquer quantidade. Grátis também para estados com fronteira a Minas Gerais (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, para compra de quatro lotes ou mais. Os demais estados brasileiros, dentro da malha rodoviária, para carga fechada (16 ou 24 reprodutores).
Alta Linhagem
Proprietário de importantes animais da raça, com destaque à Hematita EB da Ipê, Grande Campeã Nacional da ExpoZebu deste ano; Dina S, Melhor Matriz do Ranking Nacional do Guzerá em 2007 e 2008; Talante FIV S, o Melhor Macho Adulto do Ranking Nacional de 2008, da ACGB, e 50% do reprodutor Haiti TE S Claramar, Grande Campeão Nacional Expozebu 2007, o Guzerá Villefort investe na funcionalidade do plantel. Participa do Programa de Melhoramento Genético da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), de testes de desempenho no Centro de Performance CRV Lagoa e provas de ganho de peso a pasto promovidas pela Associação Mineira dos Criadores de Guzerá (AMCG).
Cadastro para lances: Programa Leilões – (43) 3373-7077
Financiamento Banco do Brasil – Procurar a agência de relacionamento do cliente
Fonte: Pec Press - Imprensa Agropecuária - (11) 3524-8591
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura