Fazenda Santa Silvéria adota novo programa de melhoramento genético para seleção do Bonsmara

13.07.2011 | 20:59 (UTC -3)
Altair Albuquerque

Com a finalidade de imprimir maior produtividade ao rebanho da raça Bonsmara, a Fazenda Santa Silvéria, de Piratininga (SP), de forma inédita está aplicando um novo método de seleção em seu programa de melhoramento genético. Trata-se da Fase D, prova realizada pela primeira vez no Brasil e chancelada pelo Instituto de Aperfeiçoamento Animal da África do Sul (ARC).

De acordo com o zootecnista e gerente da Fazenda Santa Silvéria, Danilo César Zerbinatti, o teste visa selecionar por meio de medições e avaliações visuais no pasto, animais de um mesmo grupo contemporâneo com idade máxima de 14 meses. O objetivo é avaliar o potencial genético para características como ganho de peso, fertilidade, circunferência escrotal, comprimento corporal, acabamento de carcaça e produção de carne com padrão superior.

“O período da Fase D prevê 140 dias de avaliação com dieta direcionada por meio de suplementos minerais. Antes disso, os animais também precisam passar por um período de adaptação de aproximadamente 70 dias”, explica Zerbinatti.

Iniciada neste ano a prova durou entre os meses de janeiro e junho. Neste intervalo os animais também passaram por pesagens em jejum de 14 em 14 dias. “Ao fim do programa foi realizada também avaliação de carcaça pelo método de ultrasonografia para identificar animais que manifestem melhores características para terminação”, acrescenta o zootecnista.

Segundo Clélia Pacheco, proprietária da Fazenda Santa Silvéria, a Fase D é uma prova realizada há muitos anos na África do Sul e que chega ao País com a missão principal de selecionar touros com potencial genético para trabalhar a campo na cobertura das fêmeas em qualquer local do Brasil Central. “Esses reprodutores poderão ser utilizados tanto no cruzamento industrial com fêmeas zebuínas ou ½ sangue como no rebanho Bonsmara PO. Avaliamos os resultados de diversos cruzamentos e é fato que os filhos de qualquer fêmea com touro Bonsmara imprimem maior adaptabilidade, fertilidade e velocidade de ganho de peso”, argumenta.

Os animais que obtiveram sucesso na prova serão ofertados no 2º Leilão Bonsmara Fazenda Santa Silvéria e Convidados que acontece no dia 01º de setembro, a partir das 20 horas, no Recinto Melo Moraes, em Bauru (SP).

Mais informações sobre o trabalho da propriedade e o leilão podem ser obtidas pelo telefone (14) 3281-1308, e-mail

e site

.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025