IHARA conquista bons resultados na “Maiores e Melhores empresas do Brasil” da revista Exame
Produtores rurais, pecuaristas e agentes de assistência técnica e extensão rural de Itaquiraí, no Sul de Mato Grosso do Sul, e em municípios próximos, poderão participar, na quarta-feira, 13 de julho, das 8 ao meio-dia, da 2ª edição do “Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária”. Os participantes vão assistir a demonstrações de manejo das culturas e de rebanho bovino, em sistemas de produção integrados, efetuado em parceria entre agricultor e pecuarista na Fazenda Meio Século, na quarta-feira, 13 de julho. O evento é uma realização da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS) e da Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense, Copasul, (Naviraí/MS) e conta com apoio da Basf, Fertion, Monsanto, Matsuda e ILP. As inscrições podem ser feitas pessoalmente, no dia do evento, das 8 às 9 horas.
A expectativa para este ano é que haja mais de cem inscritos. A segunda edição deste Dia de Campo tem como objetivo reforçar a importância do uso da tecnologia Integração Lavoura-Pecuária (ILP) para recuperação de pastagens da região sul do estado, contribuindo para o aumento da produtividade de carne e grãos. “A ILP é uma importante estratégia para o crescimento e desenvolvimento da região sul do estado, que possui excelente localização, próxima ao porto de Paranaguá, principal porto exportador de produtos agrícolas do Brasil”, diz o chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Fernando Mendes Lamas.
Segundo o gerente do departamento técnico da Copasul, Antonio José Meireles Flores, atualmente, cerca de 90% dos agricultores da região são arrendatários das propriedades de pecuaristas. “Os sistemas de ILP são uma forma dos agricultores fazerem parceria com os pecuaristas, mas queremos mostrar que a parceria deve ir além do arrendamento da propriedade. Por isso é importante que eles vejam os benefícios da ILP e entendam que não é um bicho de sete cabeças”, comenta Meireles.
A programação começa às 9 horas, quando dois pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste vão demonstrar tecnologias que permitem a recuperação de pastagens de diferentes formas: o pesquisador Gessi Ceccon vai explicar o consórcio milho com braquiária e o pesquisador Luís Armando Zago Machado fará demonstração de espécies de forrageiras, com o objetivo de que os produtores tenham pasto o ano inteiro, inclusive na época da seca.
O tema “Sistema Integração Lavoura-Pecuária: Fazenda Meio Século” será abordado pelo gerente do departamento técnico da Copasul (Naviraí/MS), Antonio José Meireles Flores, das 9h30 às 10 horas. Em seguida, o consultor da Cerrados Consultoria (Maracaju/MS), Justino S. F. Ribeiro, falará, das 10 às 11 horas, sobre “Agricultura de Precisão no Sistema ILP: Fazenda Meio Século”, tecnologia que otimiza os corretivos do solo e mapeia a fertilidade. O pesquisador Flávio Wruck, da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO), lotado na Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop/MT), ministrará a palestra Integração Lavoura-Pecuária a partir das 11 horas. O encerramento do Dia de Campo está previsto para o meio-dia.
A Fazenda Meio Século fica em Itaquiraí/MS, na Rodovia BR 487 – km 6, margem direita, sentido Naviraí – Icaraíma, PR.
Assessoria de Imprensa/ Embrapa Agropecuária Oeste
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura