Uvas mais doces em Marialva
Nesta sexta-feira (10), será realizada uma grande carreata no município de Piracanjuba, para entrega do carro à professora Rachel de Melo e Silva, vencedora do concurso Agrinho 2010. A professora ganhou na categoria melhor projeto pedagógico e vai receber um veículo zero quilômetro. Em Piracanjuba está a Escola Municipal de Educação Básica Serra Negra, onde a Rachel leciona. A carreata terá início às 15h30 e terá a presença do presidente do Sindicato Rural de Piracanjuba, Eduardo Iwasse, da diretora da Escola Serra Negra, Adriana Ribeiro Araújo Gonçalves, do Presidente da Faeg, José Mário Schreiner e do prefeito da cidade Ricardo de Pina Cabral.
Também vão participar da carreata os alunos da professora Rachel, que foram parte importante na execução do projeto “Saber e atuar para melhorar o mundo – Esse é o caminho”, o vencedor de 2010. A professora ganhou na categoria melhor projeto pedagógico. Além dela, outros 110 participantes do Programa Agrinho entre alunos e professores foram premiados nas categorias: desenho, redação e escola Agrinho. Os vencedores de cada categoria levaram para casa computadores, bicicletas, televisores e aparelhos de DVD.
O Programa Agrinho é o maior programa de responsabilidade social, que visa levar informações sobre ética, cidadania e meio ambiente, principalmente, às crianças do meio rural. O programa tem o objetivo de atender professores e alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental da rede pública municipal e estadual. Entre os temas propostos pelo Programa aos professores está o uso do solo, da água, resíduos sólidos, agrotóxicos, agricultura, biodiversidade e mudanças climáticas.
O período de execução do projeto resultou na inscrição de 1.309 trabalhos, sendo 278 desenhos, 600 redações, 327 experiências pedagógicas e 104 Escolas Agrinho. Em 2010, o programa envolveu 250 mil alunos em 137 municípios. Participaram pela primeira vez mais de 2.800 professores, enquanto outros 410 professores retornaram a Goiânia para se reciclarem e se tornaram multiplicadores em 1.200 escolas municipais e estaduais. Ou seja, além de levarem os conhecimentos adquiridos aos alunos, eles também capacitaram, em seus municípios, mais de 6.000 professores que não tiveram a oportunidade de participar dos treinamentos realizados na capital.
Para 2011, a estimativa é de que 150 municípios participem com a capacitação de 20 mil professores, e de 1.400 escolas das redes estadual e municipal de ensino. Com isso, espera-se uma inclusão de 400 mil alunos no programa. O tema proposto para o próximo ano será “Alimentação Saudável e Meio Ambiente”.
Fonte: Gerência de Comunicação Integrada do Sistema Faeg/Senar
(62) 3096.2208
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura