Atualização do código florestal garantirá a legalidade para a produção nacional
Pensando na segurança da comunidade agrícola, a BASF desenvolve o Projeto Química na Vida. Durante o período de agosto a dezembro de 2010, crianças e educadores, produtores rurais e trabalhadores da região de Piedade, interior de São Paulo, participaram das atividades educativas especialmente programadas. A ação foi realizada no município em parceria com a revendedora agrícola Edir Tomioshi. Mais de 933 alunos e 52 educadores de sete escolas públicas da região participaram das atividades que foram encerradas na terça-feira (07/12). Buscando envolver toda a comunidade rural, o programa também contemplou 2600 pais e familiares.
Alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental são o foco principal do projeto. Eles aprendem, de maneira lúdica e divertida, a importância do rótulo de embalagens e correto armazenamento de produtos. Além disso, as crianças aprendem a identificar plantas venenosas e animais peçonhentos e quais procedimentos tomar em caso de acidente. As atividades incluem sessões de cinema, teatro e oficinas.
“O trabalho com crianças traz resultados impressionantes. Elas repassam o conteúdo em casa de forma natural e espontânea o que acarreta a conscientização dos pais”, explica o gerente de Stewardship da BASF, Vinícius Ferreira Carvalho. Ele acrescenta que é importante que a comunidade esteja consciente de que os produtos químicos fazem parte da nossa vida e que, se usados corretamente, não trazem riscos à saúde nem ao meio ambiente. Ao final das atividades as crianças são motivadas a desempenhar o papel de pequenos pesquisadores de campo, para multiplicar o conhecimento e assimilar o conteúdo apresentado.
Para um bom desenvolvimento do projeto, os educadores de Piedade (SP), também participam de um treinamento para repassar o conteúdo às crianças. Os professores contam com um material didático que foi inteiramente elaborado com o apoio de profissionais de toxicologia e pedagogia. Além do manual do professor, também foram desenvolvidos o caderno do aluno, CDs e o quiz online.
“O Química na Vida envolve toda a comunidade. Em paralelo às atividades com as crianças, os trabalhadores rurais são orientados quanto ao uso correto do Equipamento de Proteção Individual”, acrescenta Carvalho. Os agricultores também participam de palestras ministradas por profissionais que explicam o uso correto e seguro dos defensivos agrícolas.
O Projeto Química na Vida teve início em 2005 no município de São José de Ubá (RJ). De 2006 a 2008 a ação se estendeu para o Vale do São Francisco, região que se destaca na produção de frutas para exportação. Na edição atual, a ação foi desenvolvida em São Paulo. Para 2011, o projeto que é executado pela AKKRO - Treinamento e Desenvolvimento de Gestão Ambiental – e gerido e financiado pela BASF, seguirá com as atividades em são Paulo e regiões produtores de hortifruti.
Erica Brito
XPress Comunicação
(11) 2898-7498
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura