Atualização do código florestal garantirá a legalidade para a produção nacional
Nesta terça-feira (7), a Biogénesis-Bagó, empresa de sanidade animal doou 50 mil doses da vacina Aftogen Óleo para combate à febre aftosa ao Fesa - Fundo Emergencial de Sanidade Animal do Estado de Mato Grosso. As vacinas doadas serão levadas aos produtores bolivianos que possuem fazendas na fronteira com o Brasil para uma aplicação assistida pelos técnicos do Indea - Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso. O evento ocorreu na Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso (Famato).
Para o diretor Geral da Biogénesis-Bagó no Brasil, Diptendu Sen, esta ação mostra a importância da parceria entre os produtores rurais, as entidades governamentais e a empresa no combate e erradicação da febre aftosa. “Para nós é uma satisfação poder participar da proteção ao rebanho bovino do estado do Mato Grosso.”
O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea- MT), Valney Souza Corrêa, disse que a grande economia do PIB do Mato Grosso está baseada na pecuária. “São 27 milhões de cabeça de gado dentro do nosso estado, precisamos estar junto ao pecuarista para desenvolver ações e atender de forma eficiente tanto o produtor do nosso estado, quanto nossos parceiros da fronteira”.
Também estavam presentes ao evento representantes do Comitê Internacional Misto Brasileiro Boliviano (CIMBB), entidade criada recentemente para dar continuidade às ações de combate à febre aftosa na região de fronteira entre os dois países. A comissão é formada por várias instituições bolivianas e brasileiras, entre elas a Famato.
O Mato Grosso tem 780 km de fronteira seca com a Bolívia. Destes, 15km são vigiados para que o vírus da aftosa não transite em ambos os territórios. Nesta área existem cerca de 1600 propriedades rurais, com aproximadamente 630 mil bovinos. Por conta do longo período de seca no Mato Grosso este ano, o prazo para vacinar o rebanho e para comunicar a ação ao Indea – MT foi prorrogado para até o dia 15 dezembro.
Aline Vonsovicz
Comunicare - Soluções Integradas de Comunicação
(41) 3013-5018
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura