Mercado externo busca café brasileiro
Vendas externas acumuladas estão próximas de 500 mil toneladas em dez meses, segundo o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Com o volume de exportações de 48,2 mil toneladas ocorrido no mês de dezembro, o volume das vendas externas no período de março a dezembro, já alcançou quase 500 mil toneladas.
Com a média mensal em torno de 50 mil toneladas, a expectativa é que nos próximos dois meses o setor arrozeiro atinja 600 mil toneladas exportadas e, portanto, com volume mais próximo da meta prevista, de exportar 10 % da produção regional.
No perfil do produto exportado, houve forte predominância do arroz quebrado, que representou quase 70% das operações, enquanto o arroz beneficiado, correspondeu a 30% do volume total escoado.
Mesmo com as dificuldades impostas pela valorização do real frente ao dólar em 2010 e a baixa cotação dos preços internacionais, principalmente no primeiro semestre, a cadeia produtiva concentrou esforços para dar continuidade às vendas ao mercado externo que agora deverão ser impulsionadas pela realização de leilões de Prêmio de Escoamento do Produto (PEP) possibilitam o escoamento do cereal para o mercado externo, cuja comprovação deve ocorrer até o final do mês de abril de 2011.
As importações, em dezembro, alcançaram 95,9 mil toneladas e no acumulado atingiram 922 mil toneladas no acumulado anual.
Viviane Mariot
Instituto Rio Grandense do Arroz
(51) 3288-0423
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura