Exportação de milho em agosto

14.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

As intervenções do governo através de leilões sustentaram, de certa forma, a retomada das exportações de milho em agosto. As informações são da Scot Consultoria.

Vale lembrar que a regulamentação dos leilões previa o escoamento do grão (principalmente) para o mercado externo, devido à grande oferta de milho na maioria dos Estados brasileiros.

De acordo com dados divulgados na semana passada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), analisados pela Scot Consultoria, as exportações de milho, em agosto, somaram 371 mil toneladas. É o maior volume desde abril deste ano.

Os embarques aumentaram 142% em relação a julho, mas o volume exportado em agosto ficou cerca de 30% abaixo da média mensal verificada no ano passado, que foi de aproximadamente 530 mil toneladas/mês.

Apesar da queda das exportações de milho a partir de março deste ano, o Brasil exportou, de janeiro a agosto, algo em torno de 3,9 milhões de toneladas.

No mesmo período de 2008 os embarques totalizaram 3,6 milhões de toneladas, uma diferença de quase 9%. O bom desempenho nos dois primeiros meses de 2009 colaborou para o resultado.

Rafael Ribeiro de Lima Filho

Scot Consultoria

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025