Artigo: Cuidados na colheita e pós-colheita do trigo no Cerrado do Brasil central
Conduzir o leitor por uma viagem pelos caminhos do aprendizado e da educação ambiental é a proposta da publicação De olho no ambiente.
O público infantojuvenil poderá conhecê-la no dia 18 de setembro, quando o livro será lançado na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.
Em sua segunda edição, revista e atualizada, a obra, desenvolvida em formato de caderno interativo impressa em papel reciclado, e recheada de jogos e passatempos, tem como objetivo contribuir para a conscientização ambiental e com os conteúdos pedagógicos oferecidos nas escolas de ensino fundamental, principalmente para o público na faixa etária entre 9 e 12 anos.
A obra apresenta a Via Láctea, o Planeta Azul, a biodiversidade brasileira, as riquezas e os modos de vida característicos da região do Cerrado, com destaque para o produtor rural que depende dos recursos naturais do bioma e atua como guardião da sustentabilidade. A intenção é reforçar a percepção ambiental sobre o significado da produção de alimentos, fundamental em uma época em que o crescimento populacional, a pobreza, o excesso de lixo, sem contar fenômenos como o efeito estufa e o aquecimento global, ameaçam a sobrevivência saudável no planeta.
A partir da noção da grandeza do universo, de sua dinâmica e do seu equilíbrio, os leitores podem compreender a sua responsabilidade pela preservação da qualidade de vida no Planeta, sua “espaçonave” nesta existência. Por meio da leitura do livro, a criança se prepara para entender o significado de ser um verdadeiro cidadão, conhecendo melhor a Constituição brasileira, a Carta da Terra e a declarações internacionais dos Direitos Humanos e da Criança.
Na primeira edição do livro, a abordagem teve como principal foco o município baiano de Luís Eduardo Magalhães, localizado a 950 quilômetros da capital do Estado, e foi o resultado da colaboração entre a Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ) e a Associação de Plantio Direto do Cerrado, com a participação de professores do ensino fundamental local e o apoio da prefeitura e de empresas da iniciativa privada.
A publicação De Olho no ambiente – editada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) e pela Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ) – é de autoria da geógrafa, pedagoga e tecnóloga ambiental, funcionária da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto,SP, em parceria com os engenheiros agrônomos Aluísio Granato e Pedro Luiz de Freitas(Embrapa Solos, RJ), Ingbert Döwich (Associação de Plantio Direto, do município de Luís Eduardo Magalhães, BA) e John Landers (Associação de Plantio Direto no Cerrado, de Brasília, DF).
Ao lançamento, estarão presentes os autores, o gerente da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, e a chefe-geral da Embrapa Solos, Maria de Lourdes Santos Brefin, e a gerente de Área de Comunicação e Negócios (ACN) da Unidade, Denise Werneck.
Serviço
Lançamento do livro De olho no ambiente – 2ª edição
Bienal Internacional do Rio de Janeiro
Dia 18 de setembro – das 14h às 16h
Local: Auditório Cora Coralina – Pavilhão Azul – Mezanino I
Riocentro – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ
Kátia Marsicano
Embrapa Informação Tecnológica – Brasília – DF
(61) 3448 4590
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura