Agrale inicia produção de tratores na sua fábrica da Argentina
Começa amanhã, terça-feira, dia 11, em Três Pontas, a Expocafé, o maior evento do agronegócio café no país. A feira será realizada na Fazenda Experimental de Três Pontas e é organizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Boa parte da estrutura que receberá os visitantes já está montada. A expectativa é de que 25 mil pessoas passem pelo evento durante todos os dias e espera-se que sejam feitos negócios em torno de 200 milhões de reais.
O 3º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, uma inciativa de parceria da UFLA e EPAMIG abre a feira. O Simpósio tem a coordenação do professor da UFLA, Fábio Moreira da Silva, especialista em mecanização, que falou sobre as perspectivas para o Simpósio nessa edição de 2013.
“Este ano vamos dar destaque em cafeicultura de montanha, pois a nossa preocupação é com o desenvolvimento de base tecnológica para essas áreas. O manejo das lavouras cafeeiras focando a técnica de agricultura de precisão também será tratado no simpósio.”
A partir do dia 12 (quarta-feira), às 8 horas, até o dia 14 (sexta-feira), às 17 horas e 30 minutos, a feira estará aberta ao público com exposição de equipamentos, máquinas e insumos. Também ocorrem os eventos simultâneos como as dinâmicas de campo, palestras, demonstração e funcionamento de máquinas.
No evento, 25 mil metros quadrados dão espaço a stands de empresas que vão do ramo de insumos até grandes colheitadeiras. No local, o produtor terá contato direto com os consultores das empresas expositoras além de conhecer também o que há de inovador no ramo de máquinas, defensivos agrícolas, fertilizantes, entre outros. Cerca de 150 empresas marcarão presença na exposição de novos produtos e também na demonstração de prestação de serviços.
A pesquisadora Vanda Cornélio, Coordenadora do Núcleo de Transferência e Difusão de Tecnologia da Epamig, explicou: "Durante a Expocafé, uma equipe de pesquisadores da Epamig vai colher dados e avaliar a eficácia de várias ferramentas de comunicação rural que têm o objetivo de difundir e transferir as tecnologias relativas à cafeicultura no Sul de Minas."
A ação pretende avaliar a importância da feira na difusão de tecnologias para os produtores rurais. O resultado obtido fornecerá diretrizes importantes para novos projetos.
Em sua 15ª edição, a EXPOCAFÉ representa uma grande oportunidade de estímulo ao empreendedorismo, constituindo-se em espaço propício para a realização de contatos, efetivação de parcerias e ampliação de negócios, bem como para despertar o espírito empresarial dos visitantes. Além disso, o evento é ideal para a disponibilização de soluções tecnológicas para o agronegócio café e para a expansão das divisas comerciais, através da geração de negócios e parcerias interinstitucionais, da potencialização do trabalho dos pequenos, médios e grandes produtores de café e geração, ampliação e diversificação de negócios já existentes.
Integrantes da Rede Social do Café estarão diariamente na Expocafé, cobrindo e mantendo informados os participantes sobre a maior feira do café mundial.
Toda a programação poderá ser conferida no link : http://epamig.br/expocafe/
Serviço :
11 de junho
4º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira - de 8h às 18h www.epamig.br/expocafe
12 a 14 de junho
Feira aberta à visitação - entrada gratuita - de 8h às 17h30.
Fazenda Experimental de Três Pontas - EPAMIG
Rodovia Três Pontas - Santana da Vargem - km 6 - Zona Rural
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura