Volume de café exportado em maio é 17,1% maior que o registrado em 2012, diz relatório do CeCafé
O segundo encontro do projeto Futuros Produtores do Brasil já tem data e local marcados. O evento será dia 29 de junho, na estância Capão de Angico, do produtor rural Mário Candia, localizada na região do Pantanal, em Poconé/MT, onde os 30 jovens participantes irão conhecer mais sobre pecuária de corte. A propriedade tem uma área de 4.424 hectares, com 2.650 cabeças de gado nelore PO (puro de origem) e é considerada modelo em melhoramento genético. No local também são produzidos milho, sorgo e cana-de-açúcar para produção de silagem para o gado. A fazenda tem confinamento com capacidade para 1.000 animais.
O projeto Futuros Produtores do Brasil, realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), tem o objetivo de despertar nos jovens, filhos de produtores rurais e empresários ligados aos segmentos do agronegócio, a paixão pelo setor e prepará-los para gerir os negócios da família.
Segundo o diretor executivo da Famato, Seneri Paludo, após conhecer um pouco mais sobre a produção de grãos, algodão e piscicultura no primeiro encontro, agora será a vez dos jovens produtores visitarem uma propriedade que desde 1989 trabalha com melhoramento genético e seleção de Nelore PO. "Queremos que eles vivenciem todas as inúmeras oportunidades da agropecuária", comenta Paludo.
A estudante de agronomia de Rondonópolis e uma das participantes do projeto, Glaucya Dognani, de 19 anos, comenta que está empolgada para o segundo encontro, já que vem de uma família de pecuaristas. "Tenho muito interesse por pecuária, pois meu pai sempre trabalhou neste segmento. Espero neste segundo encontro aprender mais sobre o assunto e trazer para casa novas informações que poderão ajudar no trabalho na nossa propriedade", comenta a jovem.
Até setembro deste ano a Famato e o Senar-MT farão mais três encontros do projeto Futuros Produtores do Brasil para apresentar aos participantes o cenário do agronegócio, pecuária e gestão profissional. O primeiro aconteceu em maio, na fazenda Filadélfia, em Campo Verde, onde os participantes conheceram mais sobre produção de grãos, algodão e piscicultura. Depois do encontro na fazenda Capão de Angico, dia 29 de junho, os jovens também conhecerão, dia 27 de julho, a fazenda Gamada, do produtor Mário Wolf, em Nova Canaã do Norte. E, por último, a visita será na Bolsa de Valores de São Paulo, dia 06 de setembro, onde os participantes receberão informações sobre o mercado de commodities e terão noções de educação financeira e de como funcionam as exportações.
A Famato é a entidade que representa os 87 sindicatos rurais existentes em Mato Grosso. Junto com o Imea e o Senar-MT, forma o Sistema Famato. Acompanhe-nos nas redes sociais, pela Fan Page no Facebook (
) e pelo perfil no Twitter (
). Para saber mais sobre o projeto, acesse o Facebook:
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura