Seminis lança Melão para a Europa
A VI ExpoBrahman projeta reunir, entre os dias 12 e 18 de outubro, em Uberaba/MG, cerca de 700 animais selecionados entre os principais projetos pecuários da raça que mais cresce no país.
O grande destaque desse ano é a consolidação da raça junto aos rebanhos comerciais, por meio da atuação de reprodutores a pasto.
"A expectativa é de que esta seja a mais expressiva de todas as edições anteriores. Os criadores estão bastante motivados a participar do evento, reflexo do momento em que o Brahman tem vivido. Tenho visitado diversas fazendas em todo o país, muitas estão usando machos Brahman em seu plantel, cruzando com outras raças e agregando valor e produtividade ao seu rebanho. Existem também os que já estão interessados em colocar fêmeas Brahman a pasto e iniciar planteis puros", avalia José Amauri Dimarzio, presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB).
É elevada ainda a expectativa para o final do ranking Nacional da ACBB, cujos julgamentos acontecerão entre os dias 14 e 18 de outubro, juntamente com outras atividades em pista, como campeonato baby e concurso matriz modelo. Além disso, serão realizados quatro leilões, também entre os dias 15 e 17, que ofertarão lotes de matrizes especiais, touros, aspirações e prenhezes das principais doadoras do país e de criatórios de expressão nacional.
A proposta da ACBB para esta edição é mostrar, com resultados obtidos a campo, como a raça tem conseguido se estruturar, mostrando que este processo é conseqüência de um amplo trabalho iniciado por criadores brasileiros há 15 anos, quando este zebuíno entrou no país. Prova disso é o crescimento na demanda por machos que, de 2007 para 2008, foi de 200%. A respeito da comercialização de sêmen, o total de doses comercializadas nos 12 últimos anos foi de 1.445.728.
Para o veterinário e diretor executivo da ACBB, Lydio Cosac de Faria, esses números mostram que a demanda por touros é um sinal de que os criadores estão utilizando os machos da raça como reprodutores para agregar produtividade e qualidade aos rebanhos comerciais. Segundo ele, a aquisição de reprodutores é uma das formas mais viáveis de aumentar a produtividade a pasto sem valer-se da inseminação artificial, especialmente quando não se tem mão de obra qualificada, ou mesmo nos casos de propriedades que possuem grandes áreas de pastagem, o que dificulta ou mesmo impede a observação de cio com freqüência.
Com o apoio do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), juntamente com outras entidades do setor, como a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e o Brazilian Cattle, a ACBB espera apresentar aos visitantes, não só os melhores exemplares Brahman do país, mas sim um compilado de informações referentes ao momento atual da raça. As expectativas recaem ainda sobre a presença de delegações estrangeiras, em especial para a viabilização de parcerias e contatos comerciais.
Agenda de Leilões
Organização Mamedi Mussi & Convidados
15 de Outubro – 20h – Leilopec
1° Leilão Nacional Brahman
16 de Outubro – 20h – Centro de Eventos RKC
Aliança Brahman
17 de Outubro – 13h – Leilopec
Noite de Gala
17 de Outubro – 20h – Querença Uberaba
Mais informações podem ser obtidas pelo site
ou na ACBB pelo telefone (34) 3336-7326 e pelo e-mail
Fonte: Texto Assessoria de Comunicações: Tel. (11) 2198-1888
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura