Colheita de grãos de verão avança no RS
No caso da soja, a colheita atinge 19% da área cultivada
Acontece no dia 12 de abril, às 9h, o evento on-line de lançamento da Rede GO-FAIR Agro Brasil, iniciativa para promover a governança e a gestão de dados de pesquisa em ciências agrárias. A rede faz parte de um movimento internacional e visa propor estratégias e mobilizar parcerias para fomentar o compartilhamento e reúso dos dados produzidos no âmbito dos sistemas produtivos agropecuários e também aqueles oriundos de pesquisas em ciências agrárias, apoiados nos princípios FAIR (encontráveis, acessíveis, interoperáveis e reusáveis, na tradução do inglês).
O objetivo é construir e divulgar mecanismos e procedimentos padronizados para a coleta, armazenamento, preservação e disponibilização dos dados, facilitando sua reutilização.
A implementação da rede temática voltada ao universo dos dados da pesquisa agropecuária brasileira é coordenada pela Embrapa junto com um colegiado formado por universidades e outras instituições do país. O primeiro passo para a implantação foi dado em novembro de 2021 durante o XIII Congresso Brasileiro de Agroinformática, com a elaboração do manifesto e a adesão de diversos atores. A partir deste ano, serão formados grupos de trabalho com a participação da comunidade interessada no tema para construção coletiva da dinâmica de trabalho da Rede GO-FAIR Agro Brasil.
Para isso, além do lançamento, a programação do evento contará com uma oficina para o delineamento de atividades do próximo biênio, direcionada a profissionais de tecnologia da informação, ciência da informação e ciências agrárias, e ainda cientistas de dados que atuam em cadeias agropecuárias. As inscrições são gratuitas.
Participam do lançamento, Carla Macário, chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agricultura Digital (Campinas/SP) e responsável pela coordenação da implantação da rede, Luana Sales, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e coordenadora do escritório do GO FAIR Brasil, e Sergio Serra, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O evento é promovido pela Embrapa, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), além da UFRJ e UFRRJ. Tem ainda o apoio da Sociedade Brasileira de Agroinformática (SBIAgro), do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) e do Centro de Inteligência Artificial (C4AI).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
No caso da soja, a colheita atinge 19% da área cultivada
Com a campanha FMC TEM, a empresa vai realizar interações digitais para mostrar aos agricultores que a companhia tem soluções sustentáveis e de alta performance produtiva do plantio até a colheita
Novos valores têm vigência até 2023 e serão utilizados como referência nas operações ligadas à Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), que visa garantir uma remuneração mínima aos produtores rurais
As lavouras estão em emergência e desenvolvimento vegetativo, com o clima colaborando no estabelecimento das lavouras; dados são da Tarken, agritech brasileira que oferece um marketplace para trading de grãos.