Estação de Pesquisa da Basf conta com laboratório referência no controle de qualidade em sementes

Localizado em Trindade (GO), unidade faz parte da rede global de sites de P&D da Divisão de Soluções para Agricultura

23.11.2021 | 14:44 (UTC -3)
Vanessa Oliveira

Durante o ciclo de uma safra, a semente ocupa lugar de destaque logo no início. Sendo um dos principais insumos para o agricultor alcançar o máximo potencial produtivo, a BASF ressalta o seu compromisso em oferecer uma semente com genética certificada e de qualidade para o agricultor.

O laboratório de Controle de Qualidade da BASF está localizado na Estação de Pesquisa Global em Trindade (GO), um dos maiores centros de pesquisa no Brasil com foco na análise de sementes de soja e algodão. O espaço conta com uma ampla estrutura para monitorar todas as etapas de produção de sementes que combinam genética diferenciada, tecnologia e inovação.

A unidade, juntamente com a Estação de Pesquisa em São Antônio de Posse (SP), faz parte da rede global de pesquisa e desenvolvimento da Divisão de Soluções para Agricultura. Na América Latina, a empresa tem mais de 30 estações de pesquisa e campos avançados.

Tecnologia e inovação para uma agricultura cada vez mais sustentável

Uma nova cultivar de soja demanda sete anos de pesquisa até seu lançamento e durante esse período passa por vários processos de qualidade. No Brasil, a escolha da semente diferenciada vem ganhando cada vez mais espaço nas áreas cultivadas. E para atender todos os agricultores, a BASF investe anualmente cerca de 900 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento de novas soluções para a agricultura.

"A inovação tem um longo caminho até chegar ao agricultor, com investimento de tempo e recursos. Por trás de cada semente existe um time especializado que dedica horas em pesquisa e desenvolvimento. E o laboratório de controle de qualidade de sementes da BASF em Trindade faz parte deste esforço da empresa, em oferecer soluções integradas que ajudam a resolver os desafios que os agricultores enfrentam diariamente em todo Brasil", ressalta Hugo Borsari, diretor de Sementes de Soluções para Agricultura da BASF na América Latina.

Os testes de qualidade das sementes realizados no laboratório permitem observar os atributos genéticos, físicos, fisiológicos e sanitários. Além disso, as sementes são analisadas em diversas etapas e passam por mais de 35 testes antes de chegarem às lavouras.

Por safra, a unidade tem capacidade para analisar até 340 mil amostras. O trabalho rigoroso que garante vigor e alta germinação, irá proporcionar ao agricultor um bom estabelecimento da lavoura, com o número de plantas indicado para a cultivar e assim ter a melhor experiência com os produtos da BASF.

Referência global

A empresa planeja lançar mais de 35 soluções de proteção de cultivos no Brasil até 2030, além dos lançamentos de biotecnologias, variedades de soja e algodão, ferramentas digitais e sementes de frutas e hortaliças. As novas tecnologias em sementes passam pela Estação de Pesquisa Global em Trindade antes de chegar aos agricultores brasileiros.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024