Especialistas e produtores debatem a cadeia da carne em Salvador

19.11.2008 | 21:59 (UTC -3)

Um dos itens mais valorizados da dieta do brasileiro e termômetro da saúde econômica do país, a carne bovina será o foco de um encontro que irá reunir em Salvador, nos próximos dias 02 e 03 de dezembro, alguns dos principais especialistas do país, além de analistas econômicos e políticos. Trata-se do II Encontro de Produtores do Programa de Modernização da Pecuária de Corte (Moderpec), evento parceiro e realizado simultaneamente à Feira Internacional da Agropecuária (FENAGRO), que acontece em Salvador entre os dias 28 de novembro a 08 de dezembro. O II Encontro do Moderpec será realizado no Hotel Sofitel, em Salvador/BA, das 8h às 18h.

Além de aspectos técnicos ligados à produção de gado de corte, como a sanidade, a profissionalização da gestão e a produtividade dos rebanhos, o II Encontro do Moderpec vai discutir as perspectivas para o setor no cenário atual, marcado pela crise financeira mundial. Cerca de 300 participantes, entre produtores atendidos pelo Moderpec, técnicos, estudantes e representantes de todos os elos da cadeia da carne.

A crise finaceira mundial e a sua influência no agronegócio, segurança alimentar e exigências do consumidor, o agronegócio da pecuária de corte no panorama atual e oportunidades para a exportação do boi em pé são alguns dos temas a serem explorados na ocasião. A importância do marketing do produto também será abordada, com a apresentação do caso de sucesso.

“Serão dois dias de debates intensivos sobre os nós que hoje comprometem ou ameaçam a sustentabilidade da cadeia produtiva da carne bovina”, diz o Gerente de Programas Especiais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Luiz Sande. De acordo com o executivo do Senar, governos, iniciativa privada e mesmo o consumidor precisam se conscientizar da posição estratégica do país como grande produtor de alimentos, em especial de proteína animal. “No ano passado, o Brasil abasteceu o mundo com quase 8 milhões de toneladas de equivalente carcaça de bovinos, sendo o maior exportador mundial. É triste reconhecer que a Bahia está fora desse contexto. É sobre essas possíveis soluções para fazer parte desse quadro e ajudar o Brasil a aumentar sua participação nos mercados externos e internos que iremos tratar neste Moderpec”, afirma Luiz Sande.

O Programa de Modernização da Pecuária de Corte (Moderpec) foi criado em maio de 2006 por iniciativa do Sistema FAEB/SENAR/Sindicato dos Produtores Rurais e SEBRAE. Através de assistência técnica especializada e de uma ampla grade de eventos técnicos, o Moderpec vem produzindo mudanças sensíveis na realidade das propriedades/pecuaristas atendidos. São atualmente 40 propriedades, distribuídas em 14 municípios baianos, em uma área equivalente a 26 mil hectares e detentoras de um rebanho de 25 mil cabeças. Dentre as mudanças positivas observadas pela implementação do Moderpec, ressalta-se o incremento de, aproximadamente, 26% no índice de natalidade, que passou de 53,95% verificados imediatamente antes do início do Programa para 72,4% atualmente.

Para mais informações e programação: www.moderpec.com.br e www.fenagro.com.

Serviço

O QUÊ? - II Encontro de Produtores do Programa de Modernização da Pecuária de Corte (Moderpec)

QUANDO? 02 e 03 de dezembro

ONDE? Auditório Bahia de Todos os Santos do Hotel Sofitel, Salvador.

QUEM REALIZA? Federação da Agricultura do Estado da Bahia (FAEB), SENAR, SEBRAE, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Secretaria da Indústria e Comércio do Estado da Bahia (SICM) e Secretaria da Agricultura e Reforma Agrária do Estado da Bahia (Seagri).

Catarina Guedes

Imprensa Moderpec

(77) 3379-1777

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025