Especialistas discutem importância da ILPF para segurança alimentar

14.03.2010 | 20:59 (UTC -3)

Fortalecer ações de intensificação em produção sustentável para segurança alimentar é o objetivo do trabalho em parceria da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura) e Embrapa.

Para alcançar o objetivo e melhorar as condições de vida da população mundial, as instituições destacam a necessidade de investimentos em práticas que podem intensificar a produção de culturas e rebanhos para a alimentação humana. Nesse sentido, é considerada de extrema importância a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), que possibilita aumento de produtividade e renda, enquanto reduz impactos ambientais e permite, inclusive, a recuperação de áreas degradadas.

A fim de reunir informações sobre ILPF e suas potencialidades para o desenvolvimento sustentável, será realizado um workshop com especialistas da FAO, pesquisadores do Brasil e de outros países da América Latina na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG).

O evento ocorre entre os dias 23 e 26 de março e as atividades de preparação já tiveram início. Pela Internet, os especialistas participam de um fórum de discussão. Após os encaminhamentos feitos por via eletrônica, os assuntos serão debatidos nos grupos de trabalho e nas sessões plenárias da reunião em Sete Lagoas.

Haverá também um dia de campo para observar ações de inovação em integração lavoura-pecuária-floresta numa unidade demonstrativa localizada no município de Maravilhas, na região Central de Minas Gerais.

O workshop terá 60 participantes, incluindo 23 especialistas da FAO e cerca de 15 pesquisadores brasileiros, indicados pela Embrapa em conjunto com o IICA, além de especialistas de outros países da América Latina.

O secretário executivo do Programa Cooperativo de Investigação, Desenvolvimento e Inovação Agrícola para os Trópicos Sul-Americanos do IICA, Jamil Macedo, e o coordenador do Projeto de Transferência de Tecnologia em ILPF da Embrapa, Luiz Carlos Balbino, visitaram a Embrapa Milho e Sorgo e a área onde será realizado o dia de campo na primeira semana de fevereiro. Em reunião com a chefia da Unidade e com pesquisadores, eles definiram detalhes da programação do workshop.

Segundo Jamil, “a reunião sobre ILPF trará para o Brasil especialista de diferentes partes do mundo que certamente irão contribuir para os avanços na discussão desse sistema de produção, que tem grande relevância para o país, uma vez que busca otimizar a produção de cereais, carne e florestas energéticas em áreas já em uso, evitando a expansão da fronteira agrícola para novas áreas de Cerrado ou da Amazônia”.

Confira abaixo os tópicos do fórum de discussão, que possibilita a troca de informações eletronicamente:

- sistemas promissores de ILPF, inovações e táticas para implementação;

- desenvolvimento de ligações de mercado promissores para a integração lavoura-pecuária-floresta e processos associados de cadeias de abastecimento;

- vontade política e apoio institucional para a adoção e disseminação de inovações e práticas associadas à ILPF para segurança alimentar e nutricional;

- pesquisas necessárias para a geração de conhecimentos e práticas inovadoras a serem adotadas por agricultores e dimensionamento de sistemas de cultivo promissores para a intensificação da produção sustentável.

Mais informações:

Marina Torres

Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

/ (31) 3027-1275

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro