Embrapa discute uso racional de água na agricultura

12.03.2010 | 20:59 (UTC -3)

A Embrapa Arroz e Feijão promove no dia 26 de março, das 8h30min às 16 horas, um Workshop sobre o tema “Água, Agricultura e Meio Ambiente”.

Durante o evento, especialistas debaterão temas ligados ao uso da água na agricultura e à proteção de mananciais e bacias hidrográficas. O Workshop será realizado no auditório da Embrapa, situado na Rodovia Goiânia - Nova Veneza, km12, Santo Antônio de Goiás.

Os participantes poderão, por exemplo, conhecer mais sobre o projeto Barraginhas, coordenado há mais de 10 anos pela Embrapa Milho e Sorgo e que preconiza práticas para a captação de água das chuvas, evitando seu rápido escoamento, erosão do solo e enchentes. A tecnologia contribui ainda para a elevação do lençol freático e a revitalização de córregos e rios. Também será possível conhecer mais sobre a legislação e o funcionamento dos comitês de bacias hidrográficas.

A organizadora do evento, Dra. Raquel Mello, ressalta a importância da temática nos atuais programas de pesquisa agrícola. “Há uma demanda da sociedade por uma produção de alimentos que cause menos impactos ao ambiente. Espera-se que a pesquisa consiga responder a esta demanda oferecendo alternativas que reduzam o uso da água na agricultura e que garantam a qualidade da água, evitando a contaminação por fertilizantes e defensivos.”

O evento faz parte das comemorações alusivas ao Dia Mundial da Água, que será comemorado no dia 22 de março. A data, celebrada desde 1992, é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas e neste ano, adota o tema “Água limpa para um mundo saudável”. Para se ter uma idéia da importância do tema, cerca de 1,5 milhão de crianças morrem anualmente por doenças relacionadas com a má qualidade da água. Na agricultura, o custo ambiental e financeiro do consumo da água tem se tornado questão relevante no cenário nacional e internacional, e preocupa pesquisadores de todo o mundo e o desenvolvimento de cultivares que demandem um menor consumo de água é um dos principais desafios dos programas de melhoramento genético de plantas no mundo todo.

As atividades na Embrapa Arroz e Feijão se iniciam no dia 22 de março, com ações internas para empregados e com uma Feira de Ciências no dia 23 para alunos de escolas públicas da região.

André Coutinho

Embrapa Arroz e Feijão

3533-2123 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro