CRV Lagoa tem novo catálogo no site da ABB
Nos dias 27 a 29 deste mês, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) realizará o curso “Elaboração de vinhos: teoria e prática”, no Núcleo Tecnológico EPAMIG Uva e Vinho, em Caldas (Sul de Minas). Os participantes terão aulas de vinificação, laboratório e degustação.
Segundo a pesquisadora da EPAMIG Renata Vieira da Mota, o curso é inédito no Brasil: “Normalmente são oferecidos cursos de elaboração de vinhos, mas a parte analítica não é abordada. Teremos aulas teóricas e práticas de laboratório e adega; faremos crescimento de leveduras; mostraremos como se desengarfa uma uva (separando-a do cabinho), etc. A forma como o curso será dado o faz ser inédito no País”, explica. Já a pesquisadora Marité Dal’Osto, destaca que “o curso vai dar um suporte para o pequeno produtor, para a pessoa que está iniciando o trabalho com a vinificação ou tem curiosidade de saber como se faz, como produzir um projeto para fazer uma vinícola, tendo um conhecimento sobre a vinificação. Vamos direcionar uma vinificação, em pequena escala”, diz.
A EPAMIG tem aumentado o número de cursos sobre vinhos e, segundo as pesquisadoras da área, a procura pelos cursos tem sido grande. Segundo elas, os interessados vêm de várias regiões de Minas e de outros estados: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba, principalmente.
Minas Gerais já foi uma das principais regiões produtoras de vinhos comuns do Brasil. No decorrer do século passado, a atividade foi paulatinamente substituída por outras do agronegócio. Atualmente, existem na tradicional região de Andradas e Caldas oito vinícolas em funcionamento, além de diversos vinicultores artesanais. Grande parte da matéria-prima para elaboração dos vinhos mineiros produzidos nessa região é importada do Rio Grande do Sul. Por isto, os pesquisadores da EPAMIG acreditam que esse quadro tende a se alterar, pois com as novas tecnologias que estão sendo difundidas e devido ao grande interesse dos produtores mineiros, Minas terá condição de atender à demanda interna. “O mercado de vinhos em Minas é muito propício. O estado tem potencial para ser um grande produtor de uvas e vinhos. Pelos resultados conseguidos em nossos trabalhos, vemos que isto é possível, sim: Pelas características das uvas, pela possibilidade de maturação dessas uvas, temos a possibilidade, sim, de ser um estado grande produtor de vinhos”, avaliam. Mas o produtor tem que se planejar, alertam: “Esta é uma das atividades que têm um retorno maior para o produtor, mas o custo de produção da videira é elevado. A pessoa que entra neste mercado tem alto investimento na lavoura, para formar o parreiral, mas, depois, o valor agregado do produto compensará, pois é bem elevado também. Então, a pessoa que consegue entrar e investir e ter um capital de giro até chegar no produto final, terá um retorno alto; valerá a pena”, explicam.
O curso abordará os fatores que interferem na qualidade do vinho, familiarização com vidraria e equipamentos e iniciação à degustação. As vagas são limitadas. Inscrições: R$ 580,00 (ou 3 x 195). Não é pedido pré-requisito aos participantes. Segundo as coordenadoras do curso, qualquer pessoa que tenha interesse na área, pode se inscrever.
Serviço
Curso “Elaboração de vinhos: teoria e prática”
Local: Fazenda Experimental de Caldas (FECD)/EPAMIG
Av. Santa Cruz, 500 – Caldas - MG
Data: 27 a 29 de novembro
Informações: (35) 3735-101 – fecd@epamig.br – www.epamig.br
Fonte: Epamig
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura