Setor de fertilizantes especiais cresce em media 15% ao ano
A Emater/RS-Ascar realizou, nesta sexta-feira (23), em Teutônia, o 3º Encontro Regional sobre Agricultura Familiar e Alimentação Escolar. O evento, realizado no auditório central do Colégio Teutônia, contou com a participação de nutricionistas, representantes de prefeituras, secretários de agricultura, além de extensionistas e técnicos da Emater/RS-Ascar de municípios dos vales do Taquari e Caí. O objetivo do encontro foi fortalecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e a agricultura familiar, por meio da qualificação dos envolvidos e da aproximaç& atilde;o das entidades inseridas no processo.
Durante o dia foram diversas as palestras, painéis e relatos de experiências apresentados. Na primeira delas, a gerente técnica adjunta da Emater/RS-Ascar, nutricionista Regina Miranda, debateu o tema agricultura familiar e alimentação escolar. Além de apresentar um histórico dos processos relacionados ao tema, Regina lembrou a capilaridade do Pnae, que está presente em 100% dos municípios brasileiros. "Esta é a maior política pública em alimentação escolar do mundo e que beneficia todas as crianças que estudam em escolas públicas, independentemente de classe social, gênero ou credo", afirmou.
Para Regina, o programa, ainda que já tenha muitos anos de existência, é um tanto novo para o agricultor, não tão acostumado aos mercados institucionais. "O Pnae pode avançar nesse ponto e também no que se refere à alimentação enquanto método pedagógico", diz. Em sua avaliação, a alimentação está se tornando "monótona", com poucos itens à disposição, "sem falar nos sérios problemas ambientais e de saúde que já tornam as crianças, em muitos casos, diabéticas e hipertensas". Conforme a gerente técnica adjunta da Emater/RS-Ascar, o RS tem um dos maiores índices de obesidade do Brasil.
Na parte da tarde, as extensionistas de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar, Elizangela Teixeira e Rafaela Sais, apresentaram um levantamento regional em relação ao Pnae e à agricultura familiar. Em seguida, a equipe de Colinas apresentou o seu relato de experiência na área. Para o gerente adjunto do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado, Diego Barden dos Santos, o Pnae não representa benefício apenas para os estudantes, sendo também uma alternativa para que os produtores canalizem sua produção. Como desafios acredita ser necessária a melhora no sistema de abastecimento, a ampliação do Programa como um todo e a capacidade de incorporar a alimentação saudável nos pratos das crianças.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura