Cultivo da batata ganha destaque na Expointer

23.08.2013 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

Seja na salada, na maionese, fritas ou em purê. As batatas, que fazem parte da alimentação humana, também terão espaço na 36ª edição da Expointer, em Esteio/RS. A Embrapa Clima Temperado, de Pelotas/RS, em conjunto com as unidades de pesquisas Produtos e Mercado, Canoinhas/SC e Hortaliças, em Gama/DF, irão apresentar para produtores, indústria e consumidores, as seis variedades do tubérculo no evento, elaboradas pela instituição: Baronesa, Macaca, BRS Ana, BRS Eliza, e, em especial, BRS Clara e BRSIPR Bel, que foram lançadas recentemente.

A BRS Clara, apresentada de forma inédita em 2010, tem como características a produção tanto no sistema convencional, como no orgânico. Possui um período de desenvolvimento em torno de cem dias. Outra peculiaridade é a resistência à requeima, principal doença que dificulta a produção orgânica. É preferencialmente consumida cozida ou em saladas. “Com a BRS Clara, queremos oportunizar, facilitar este tipo de produção, que utiliza menos insumo”, destaca o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Arione Pereira. O produtor Guilherme Berwaldt está na segunda safra da variedade. “A BRS Clara é muito mais bonita e tem melhor comercialização, além de ser mais saborosa”, diz.

Outra variedade em destaque é a BRSIPR Bel lançada no segundo semestre do ano passado em conjunto com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Com período vegetativo de 110 dias, ela é adequada para fritura e processamento na forma de chips e palha. “Esperamos com a BRSIPR Bel, estimular e qualificar a indústria do gênero alimentício, em especial as pequenas que encontram dificuldades de obtenção de matéria-prima de qualidade”, enfatiza Arione. Durante a exposição, haverá períodos de degustação deste tipo de batata. A cultivar ainda não está em produção.

Para Arione, o trabalho apresentado na Expointer é importante, pois mostra para a sociedade os resultados das pesquisas realizadas pela Embrapa. Ele também ressalta a importância de informar aos consumidores que cada tipo de batata tem uso diferente. Durante o evento, serão distribuídos fôlderes e catálogos com informações de morfologia, produção, resistência a enfermidades, sistema de produção, aptidão de consumo e recomendação de cultivo das cultivares.

As seis variedades de batatas estarão expostas no espaço Caminhos da Integração, da Emater/RS – Ascar, localizado na Quadra 37 do Parque de Exposições Assis Brasil, de 24 de agosto a 1º de setembro.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro