Artigo - A importância do controle de qualidade de sementes
O VIII Encontro da Cafeicultura do Cerrado da Bahia será realizado de 11 a 12 de dezembro de 2008, em Luis Eduardo Magalhães/BA. O evento acontece no Quatro Estações Espaço & Eventos (dia 11) e na Fazenda Morena (dia 12).
O Oeste da Bahia é conhecido pela produção de soja e algodão em suas terras planas do cerrado. Todavia, uma cultura que se destaca com cerca de 15 mil hectares é o café. Reconhecido pela produtividade e qualidade, a cafeicultura do cerrado da Bahia apresenta particularidades não encontradas noutras regiões. Com cultivos 100 % irrigados, emprega-se tecnologias de alta performance, permitindo resultados superiores a 50 sc/ha de média, informam os organizadores do evento.
Para evoluir no setor, a adequação tecnológica tem sido constante. Treinamentos e pesquisas são realizadas com a finalidade de buscar constantes inovações. Neste ano, o VIII Encontro da Cafeicultura do Cerrado da Bahia será marcado pelo inicio de uma nova fase na pesquisa para a região, comentam os organizadores. O Programa Integrado de Pesquisas de Café, unindo esforços da iniciativa privada com apoio do setor público, permitirá novos avanços na produtividade deste segmento.
Contando com a organização da Bahia Coffee Produtores Associados, o evento é uma realização da AIBA, Fundação BA e ASSOCAFÉ, que neste ano chega em sua oitava edição. O foco é reunir cafeicultores, numa integração técnica e institucional, bom como para apresentar projetos e resultados de pesquisas.
Com palestras e dia de campo, neste Encontro será possível conhecer melhor as potencialidades do café do cerrado da Bahia. Mais detalhes no www.aiba.org.br.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 11 de dezembro, no Quatro Estações Espaço & Eventos
14 h - Palestras
- Perspectivas para o Mercado de Café com André Santaella
- Fontes de recursos para financiamentos com BNB e BB
- Certificação de Café com Márcio Mitidieri
19 h - Institucional
- Premiação Concurso Qualidade de Café
- Apresentação do PIP Café
- Lançamentos Bayer CropScience
- Show musical com Kiko Lemos
Dia 12 de dezembro, na Fazenda Morena
8 h – Dia de Campo
Assuntos a serem abordados no dia de campo:
- Clonagem de café
- Clones resistentes ao bicho mineiro
- Formação de mudas
- Mecanização do café
- Sistemas de plantios
- Variedades de café
Para o dia 11, haverá coquetel a tarde e a noite, bem como café e almoço no dia 12, na Fazenda Morena.
Mais informações no www.aiba.org.br ou pelo (77) 3628-2356 (Bahia Coffee).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura