Utilização de sensores na adubação nitrogenada de cobertura em milho safrinha será mostrada em dia de campo
A finalização do acordo sobre requisitos fitossanitários que possibilitará a importação de trigo da Rússia pelo Brasil e o protocolo sobre cooperação para o fornecimento de farelo de soja do Brasil para aquele país, foram assuntos tratados por técnicos durante a 2° Reunião do Comitê Agrário Brasil-Rússia, na manhã desta segunda-feira (18) no Mapa. O documento final será assinado pelo ministro Mendes Ribeiro Filho e pelo ministro da Agricultura da Federação Russa, Nikolay Fedorov, no dia 20 de fevereiro, em Brasília.
O secretário de Relações Internacionais do Mapa, Célio Porto, agradeceu o esforço das autoridades russas para equacionar as pendências entre os países. Segundo Porto, o Brasil é o maior exportador de soja em grão. “Devido à queda da safra americana este ano, o Brasil se tornou o maior produtor. Temos resultados muito positivos. As questões tratadas são de interesse de ambas as partes”, disse.
Segundo o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Mapa Cosam Coutinho, as exportações de trigo da Rússia para o Brasil estarão liberadas, assim que assinado o acordo. “Essa negociação entre os dois países já leva alguns anos e a abertura das importações para o comércio de trigo Russo pode suprir uma carência que o Brasil tem em relação ao produto”, explicou.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura