Encerramento do projeto Escola no Campo acontece nesta quinta-feira (25)

22.11.2010 | 21:59 (UTC -3)

O Projeto Escola no Campo é desenvolvido nas escolas da região desde 2002 através da parceria entre Cotrijal, Syngenta e Secretarias de Educação dos municípios de Almirante Tamandaré do Sul, Carazinho, Colorado, Coqueiros do Sul, Ernestina, Lagoa dos Três Cantos, Mato Castelhano, Não-Me-Toque, Nicolau Vergueiro, Saldanha Marinho, Santo Antônio do Planalto, Tio Hugo e Victor Graeff.

 

Esse ano o projeto contou com a participação da Fundação Abrinq, que atuou junto a cartilha que foi entregue para os estudantes. Durante algumas aulas, os alunos trabalham com a cartilha referente ao projeto, e por fim cada estudante fez um desenho e também uma frase referente ao conteúdo desenvolvido.

 

As atividades do projeto foram realizadas em aproximadamente 60 escolas municipais e estaduais da área de atuação da cooperativa. Com a participação de 161 professores e 1780 alunos de 4ª e 5ª série.

 

De 19 a 26 de outubro os alunos receberam a visita da comitiva do projeto Escola no Campo. Com a realização de um teatro e também a apresentação da bióloga da Cotrijal, Deisi Sebastiani Nicolao, que relembrou o que foi trabalhado em sala de aula pelos alunos, dando ênfase no que diz respeito a agrotóxico e a importância da utilização de EPIs.

 

No dia 25 de novembro, cada município apresentará as suas duas melhores frases e os dois melhores desenhos e os alunos autores desses trabalhos receberão uma premiação surpresa. O anúncio dos ganhadores marca o encerramento das atividades de 2010 do Projeto Escola no Campo. A solenidade acontecerá no restaurante do Parque da Expodireto Cotrijal, a partir das 13h30.

 

Neste projeto é abordado o tema “Uso Correto e Seguro de Agrotóxicos”, que visa informar os estudantes das técnicas corretas de aplicação do produto e promover a conscientização das crianças, principalmente os filhos de agricultores, quanto aos riscos decorrentes do uso incorreto, suas consequências para o aplicador e mesmo o consumidor de produtos agrícolas.

 

A metodologia proposta prevê o desenvolvimento do tema em aulas normais, com material didático específico desenvolvido pela Syngenta e dentro do calendário escolar. As aulas são ministradas pelos professores de Ciências que contam sempre com um módulo de capacitação adequado. Após dois meses de aula, os alunos participam de um concurso que é dividido em:

 

- Pesquisa: o estudante entrevista um aplicador de agrotóxico.

- Relatório de pesquisa: trabalho participativo envolvendo todos os alunos e professores de cada escola, abrangendo a análise e conclusões relativas aos dados obtidos nas pesquisas de campo realizadas pelos alunos.

- Mensagem: elaboração individual de uma frase-mensagem sobre o tema. Desenho: à mão livre, individual em papel sulfite, sobre o tema.

- Além de todas as atividades descritas, é feito um fechamento do projeto através de uma palestra para as turmas sobre o Uso Correto e Seguro de Agrotóxico e EPI.

 

Fernando Oliveira Teixeira

Cotrijal

(54) 3332-2500

fteixeira@cotrijal.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro