Iea e Cati divulgam previsões e estimativas das safras agrícolas do Estado de São Paulo
Cerca de 140 mil pessoas tiveram a oportunidade de visitar as Vitrines de Tecnologias da Embrapa ao longo de 2010. A mostra que alia artes plásticas ao trinômio: pesquisa, educação e meio ambiente, expõe os mais recentes resultados de pesquisa por meio de cultivos ornamentais. As Vitrines, coordenadas pela Embrapa Transferência de Tecnologia, marcaram presença nas exposições Ciência para a Vida e Agrobrasília, em Brasília/DF, e Agrotins, em Tocantins.
No período de 22 de abril a 30 de agosto produtores, estudantes e técnicos puderam conferir na sede da Embrapa, a mostra com mais de 200 tecnologias, harmoniosamente distribuídas por cerca de 20 mil metros com desenhos baseados na obra de Athos Bulcão. A décima quarta edição da Vitrine de Tecnologias contou com a exposição de onze novas cultivares que foram lançadas como parte das comemorações alusivas aos trinta e sete anos de aniversário da Embrapa.
Entre as plantas bionergéticas foram lançadas as cultivares Girassol BRS 321 e Girassol BRS 324, ambas com alto teor de óleo. Os 50 anos de Brasília e os 150 do Ministério da Agricultura também foram lembrados durante a mostra com desenhos feitos no solo a partir do cultivo das plantas. Foi registrado público de 38 mil visitantes, segundo a organização.
AgroBrasília – A 3ª edição da AgroBrasilia, organizada pela Secretaria de Agricultura do Distrito Federal, contou pela primeira vez com a participação da Vitrine de Tecnologias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. Os cultivos ornamentais foram feitos com a utilização de 80 variedades, que compuseram uma mandala de sete mil metros quadrados.
“Desse modo, foi possível num só tempo mostrar novos resultados de pesquisa a agricultores e entreter os cerca de 50 mil visitantes da exposição”, destaca o idealizador e supervisor das Vitrines, Edson Raimundo Alves. Ele lembra que a mostra da Embrapa recebeu segmentos do setor produtivo nacional e internacional,inclusive a caravana composta por 53 ministros de agricultura de países africanos. O evento reuniu 290 expositores, movimentando negócios da ordem dos 130 milhões de reais.
Agrotins – Cerca de 90 tecnologias geradas pela Embrapa e parceiros compuseram o tema O Manejo e uso sustentável da água e do solo na agropecuária destacado na Vitrine de Tecnologias instalada na Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins).
O evento é promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Tocantins. O Estado comemorou a 10ª edição da Agrotins e a chegada e participação no evento da Embrapa Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas. A Vitrine mostrou sistemas agrícolas sustentáveis desenvolvidos por diferentes Unidades da Embrapa e instituições parceiras como os sistemas Bragantino. Barreirão e Santa Fé além da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF).
No Tocantins, a Vitrine contou com parceria junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFTO (Campus Palmas/TO) para o recrutamento de estudantes que auxiliaram no atendimento dos visitantes, cujo número chegou perto dos 50 mil. O supervisor das Vitrines de Tecnologias da Embrapa, avalia que “a cada ano a iniciativa se firma como um dos principais instrumentos de divulgação institucional e tecnológica da Empresa”.
Valeria Costa
Embrapa Transferência de Tecnologia
(61) 3448-4510
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura