Iea e Cati divulgam previsões e estimativas das safras agrícolas do Estado de São Paulo
A pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 45 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Patrícia Goulart Bustamante (foto) recebeu nesta sexta-feira (19) a notícia de que sua pré-proposta “Rede latino-americana para a implementação do TIRFAA: melhoria da segurança alimentar na América Latina dentro do cenário de mudanças climáticas” foi aceita pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).
O TIRFAA é o Tratado Internacional sobre Recursos Genéticos para a Alimentação e Agricultura da FAO. Seu principal objetivo é promover a conservação e a utilização sustentável dos recursos fitogenéticos, garantindo uma partilha justa e equitativa dos benefícios resultantes da utilização desses recursos em prol de uma agricultura sustentável e da segurança alimentar e nutricional das populações.
O Brasil assinou o Tratado e o ratificou em 2006. Diante disso, a Embrapa e outras instituições brasileiras de pesquisa e ensino que possuem bancos de germoplasma estão se organizando para disponibilizar o acesso a esses bancos para intercâmbio com os demais países que fazem parte do Tratado.
O projeto da pesquisadora Patrícia Bustamante foi uma das quatro propostas brasileiras aprovadas, de um total de 136 projetos aprovados entre 402 inscritos. Ele prevê a criação de uma rede latino-americana composta pelo Brasil, Paraguai e Uruguai para a implementação do TIRFAA dentro do cenário de mudanças climáticas.
Segundo Patrícia, o próximo passo é trabalhar a proposta definitiva junto às Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (OEPAS) para obter a chancela final da FAO. Caso seja aprovada, a proposta será financiada pelos recursos do Fundo de Repartição de Benefícios/Biênio 2010-11 da FAO. O anúncio final das propostas selecionadas será feito durante a reunião do Órgão Gestor do TIRFAA, que acontecerá entre os dias 13 e 18 de março de 2011 em Bali, Indonésia.
Viagem à Etiópia – Dentro da mesma proposta de divulgar e internacionalizar o TIRFAA, a pesquisadora Patrícia Bustamante viaja amanhã (20/11) para a Etiópia, na África, onde participa como convidada da “Conferência de consulta global sobre os Direitos dos Agricultores”. O convite foi feito pelo Instituto de Conservação da Biodiversidade (IBC) da Etiópia e o Fridtjof Nansen Institute (FNI) da Noruega, órgão financiador da viagem.
A Conferência tem como objetivo discutir as experiências nacionais com a implementação dos Direitos dos Agricultores, tal como estabelecido no artigo 9º da TIRFAA e identificar as lacunas e as necessidades em matéria da continuação da implementação desses direitos.
O evento será realizado na cidade de Adis Abeba (Etiópia), entre os dias 23 e 25 de novembro de 2010.
Irene Lôbo
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
(61) 3448-4768
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura