Embrapa realiza audiência pública em Petrolina/PE

27.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

Nesta sexta-feira (28/08), na Câmara Municipal de Petrolina/PE, o Comitê Assessor Externo (CAE) da Embrapa Semi-Árido promove audiência pública para apresentar as metas de gestão e os resultados obtidos com as ações de pesquisa e desenvolvimento no ano de 2009.

O objetivo maior da instituição, porém, é prestar contas à sociedade da sua programação de pesquisa e desenvolvimento e, ao mesmo tempo, ouvir opiniões e críticas da sociedade ao trabalho da instituição.

A audiência pública terá quatro palestras. Três delas são relacionadas às atividades da Unidade e correspondem às áreas de administração, de pesquisa e de transferência de tecnologia. Apresentadas em sequência, serão a base para os debates acerca das realizações e dos impactos perseguidos pela instituição na elevação da produtividade na agricultura, na sustentabilidade das práticas agrícolas e preservação do meio ambiente.

A quarta palestra será apresentada pelo deputado federal Edson Duarte sobre "A atuação parlamentar no apoio ao desenvolvimento da pesquisa no semiárido brasileiro". Edson, que tem destinado recursos de emenda parlamentar para promover projetos em áreas como convivência com as áreas dependentes de chuva e combate à desertificação, é um dos membros do Conselho Assessor Externo, órgão consultivo, que tem na sua composição nove especialistas com formações e especialidades variadas relacionadas á missão institucional da Unidade, a exemplo de professor universitário, empresário, consultor e integrante de organização não governamental.

Três membros do CAE são dirigentes da Embrapa. Dois são Chefes da Unidade: o Geral, Natoniel Franklin de Melo, e Adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento, Maria Auxiliadora Coelho Viana. O terceiro é o Diretor Executivo José Geraldo Eugênio de França. Segundo Natoniel, essa composição favorece que a Unidade tenha uma visão apurada das demandas da sociedade. Discussões travadas nesse fórum tiveram consequências importantes para a Unidade, como a ampliação do quadro de pesquisadores e de novas áreas do conhecimento que foram incorporadas à sua missão institucional.

A audiência é aberta a todos os interessados em debater os rumos do desenvolvimento sustentável do semiárido brasileiro.

Marcelino Ribeiro e Gilberto Pires

Embrapa Semi-Árido

/ 87 3861 4442

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025