Embrapa promove palestras sobe agroecologia e mercado solidário

21.11.2011 | 21:59 (UTC -3)
Ivan Marinovic Brscan

Com o crescimento do acesso aos produtos agroecológicos e a necessidade de estratégias de mercado para o escoamento sustentável desses produtos, a Embrapa Tabuleiros Costeiros e parceiros inicia nesta terça-feira (22) uma série de palestras sobre Agroecologia e Mercado Solidário.

“É incontestável o papel da agricultura familiar na soberania alimentar e nutricional no Brasil visando produtos mais saudáveis, livres de agrotóxicos e de outros insumos”, disse o pesquisador Fernando Curado, supervisor da Transferência de Tecnologia da Embrapa Tabuleiros Costeiros e um dos organizadores do evento.

Curado acrescenta ainda que é necessário ações de políticas públicas que garantam o fortalecimento da agroecologia oriundas da agricultura familiar.

Face a isso, um dos assuntos a serem discutido é a implementação de redes de comercialização solidária e alternativas locais que permitam a inserção sustentável dos produtores que atuam com a agroecologia.

Nesta direção, o Instituto Serigy e a Embrapa Tabuleiros Costeiros querem reunir técnicos, estudantes, trabalhadores rurais, lideranças sociais e público interessado no evento que tem como objetivo principal a promoção da reflexão sobre conceitos, experiências de produção, legislação, estratégias de comercialização e, principalmente, sobre as possibilidades articulação envolvendo os diversos atores sociais que atuam com agroecologia em Sergipe.

O chefe geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Edson Diogo Tavares, e o presidente do Instituto Serigy, Agilson Santos Leite, abrem o evento, às 14h30, no auditório da Embrapa Tabuleiros Costeiros.

O segundo dia do encontro, quarta-feira (23), será no Campo Experimental de Itaporanga d’Ajuda onde serão discutidos conceitos e diversidade de Agroecologia, aspectos da produção e comercialização, legislação, assistência técnica, extensão rural, formas de financiamento, experiências na pesquisa, iniciativa privada e terceiro setor como também técnicas para elaboração de projetos em Agroecologia.

O seminário tem o apoio e parceria da Cooperafes, Fetase, MST, Centro Dom Jose Brandão de Castro, Projeto Dom Helder, Pronese, Emdagro, Banese, Caritas, Secretaria de Estado da Agricultura e Empório Naturalista.

Seminário Agroecologia e Mercado Solidário

22 a 24 de novembro 2011

- Embrapa Tabuleiros Costeiros (abertura)

14h30 – abertura (dia 22)

- Campo Experimental de Itaporanga d´Ajuda

9h00 às 17h00 (dias 23 e 24)

:

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025