Seagro e Embrapa reforçam parcerias para apresentar inovações tecnológicas na Agrotins
A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), em parceria com o Instituto Biológico, CHR Hansen e Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), realizam em 25 e 26 de abril de 2012 das 8 às 18h, no Auditório da Unidade, curso sobre quantificação de Bacillus subtilis e Bacillus licheniformis.
Conforme Wagner Bettiol, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e um dos organizadores, um dos problemas atuais do controle biológico de doenças e pragas é a padronização de metodologias para avaliação da conformidade de produtos contendo agentes de biocontrole. Para o controle biológico de doenças de plantas, bactérias do gênero Bacillus estão entre os organismos mais explorados, com diversos produtos comerciais.
O curso tem como objetivo treinar profissionais para a quantificação de Bacillus subtilis e Bacillus licheniformis. Faz parte do projeto “Desenvolvimento de metodologia analítica e amostral para avaliação de conformidade e da inocuidade de produtos comerciais formulados à base de agentes microbianos de biocontrole”, financiado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
No primeiro dia serão apresentados os aspectos gerais sobre Bacillus subtilis como agente de controle biológico de doenças de plantas, a importância da padronização de metodologias para avaliação da conformidade de produtos contendo agentes de biocontrole, metodologia para quantificação de Bacillus subtilis e Bacillus licheniformis, preparo dos meios para quantificação e identificação e montagem dos ensaios para essa quantificação.
No segundo dia serão discutidos a quantificação de Bacillus, o cálculo da variabilidade da quantificação, avaliação da metodologia e dificuldades.
São 15 vagas. O valor da inscrição é R$ 1.000,00 e deve ser feita na Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) pelo site:
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura