Seagro e Embrapa reforçam parcerias para apresentar inovações tecnológicas na Agrotins

02.04.2012 | 20:59 (UTC -3)
Elmiro de Deus

A Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário do Tocantins, em parceria com a Embrapa – Tocantins, preparam as vitrines tecnológicas para apresentar inovações na Agrotins 2012 – Feira de Tecnologia Agropecuária. A montagem das vitrines foi iniciada em fevereiro. A Feira acontece entre os dias 8 a 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Além disso, uma vasta programação está prevista para a demonstração de mais 40 tecnologias, num espaço de quatro mil metros quadrados. Entre as novidades deste ano, estão a montagem de um sistema de irrigação com tecnologias de ponta. Segundo o engenheiro agrônomo da Embrapa, Pedro Alcântara, o sistema estará à disposição dos agricultores para visitação durante toda a Feira.

Para o pesquisador Deivison dos Santos, a vitrine de irrigação tem como meta demonstrar as técnicas de manejo de irrigação com a verificação da uniformidade dos emissores de água, a escolha do sistema a partir das características do solo, entre outras.

Consórcio

Outra tecnologia que será apresentada é o sistema de plantio Santa Fé, que consorcia grãos com gramíneas como: sorgo com Brachiaria Brizantha Piatã, girassol com Brachiara brizantha Xaraés, e ainda milho com Brachiara brizantha Xarés. Na ocasião, os técnicos da Embrapa vão mostrar também a BRS Tupi, que foi desenvolvida pela Embrapa Gado de Corte. A cultivar é uma forrageira adaptada a solos de baixa e média fertilidade e com drenagem deficiente, apresentando bom desenvolvimento no Tocantins.

As novidades se estendem também para a cultura de grãos, principalmente do arroz. A Embrapa Arroz e Feijão, de Santo Antônio de Goiás (GO) apresentará a cultivar de arroz BRS Tropical, que apresentou bom desempenho e ótima produtividade no Estado.

A agricultura sustentável será destacada para apresentar as diversas culturas no sistema de plantio ABC – Agricultura de Baixo Carbono. As vitrines serão ligadas à agricultura de baixa emissão de carbono que preconiza práticas agrícolas ambientalmente sustentáveis, visando a redução da emissão dos gases de efeito estufa.

Juliano Ribeiro

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro