Embrapa lança nova edição do Soja Open Innovation em julho

Seleção pública será lançada no CBSoja em Campinas e busca soluções sustentáveis para o sistema da soja

16.07.2025 | 14:42 (UTC -3)
Lebna Landgraf, edição Revista Cultivar
Foto: ANeto
Foto: ANeto

Durante a edição de 2025 do Congresso Brasileiro de Soja e do Mercosoja, a serem realizados em Campinas (SP), entre os dias 21 a 24 de julho, a Embrapa Soja lança o 5º Soja Open Innovation. O edital público busca startups ou empresas de base tecnológica com foco no co-desenvolvimento de soluções sustentáveis para o sistema de produção de soja no Brasil. 

O novo edital pretende identificar iniciativas que possibilitem a transformação do processo produtivo da soja, considerando o potencial da agricultura digital. “Buscamos parcerias, por meio de propostas que invistam em soluções sustentáveis e inovadoras e gerem valor para o sistema de produção de soja”, destaca Carina Rufino, chefe de Transferência de Tecnologias da Embrapa Soja. 

São três eixos temáticos principais: Bioinsumos, Agricultura Digital e Genética Avançada. O recebimento das propostas estará aberto entre 23 de julho e 16 de agosto de 2025. As propostas selecionadas terão a oportunidade de avançar em negociações para celebração de contratos de cooperação técnica, os quais contarão com a mentoria de especialistas da Embrapa Soja. 

O anúncio das propostas selecionadas para o processo de imersão será no dia 27 de agosto, com previsão do início das atividades de trabalho em 6 de setembro de 2025. 

Desde a primeira edição do Soja Open Innovation já foram selecionadas 63 propostas para desenvolvimento conjunto de soluções inovadoras. Mais informações e inscrição no edital de seleção do Soja Open Innovation (www.embrapa.br/soja/open-innovation).

CBSoja e Mercosoja 2025

Para esta edição comemorativa dos 50 anos da Embrapa Soja, o tema central do CBSoja e do Mercosoja 2025 será os 100 anos de soja no Brasil: pilares para o amanhã. Considerado o maior fórum técnico-científico da cadeia produtiva da soja na América do Sul, a expectativa da comissão organizadora é reunir cerca de 2 mil participantes de diferentes segmentos.

A programação técnica contará com 4 conferências e 15 painéis em que serão realizadas mais de 50 palestras com especialistas nacionais e internacionais de vários segmentos ligados ao complexo soja. Uma inovação na programação do CBSoja será a realização do Mãos à Obra, um espaço dedicado ao debate de questões práticas em cinco grandes temas: Fertilidade do solo e adubação, Manejo de nematoides, Plantas daninhas, Bioinsumos e Impedimentos ao desenvolvimento radicular. A comissão organizadora aprovou 328 trabalhos técnico-científicos que serão apresentados na sessão pôster. 

Também haverá destaque para os desafios da produção de soja no Mercosul e um workshop internacional Soybean 2035: A decadal vision for soybean biotechnology, cujo objetivo é debater os próximos 10 anos das ferramentas biotecnológicas na soja, com palestrantes da China, Estados Unidos, Canadá e Brasil.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025