Embrapa lança cartilha da batata-doce

29.05.2009 | 20:59 (UTC -3)

Estudantes de Sergipe vão conhecer um produto novo e muito nutritivo. Trata-se da batata-doce alaranjada, que a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) está levando ao estado com o objetivo de introduzi-la na merenda escolar.

O produto é tema de uma cartilha que Embrapa lançará durante a III Reunião Anual de Biofortificação (

), que acontece de 31 de maio a 5 de junho, em Aracaju (SE).

De acordo com o pesquisador João Bosco Carvalho, a cartilha deverá ser distribuída nas escolas primárias do Estado. “A ideia é trabalhar com professores, merendeiras e alunos para que a criança conheça o produto e induza a família a cultivar os materiais que a Embrapa Hortaliças está disponibilizando”, explica o pesquisador ao ressaltar que, em Sergipe, o cultivo da batata-doce é muito difundido.

Com 16 páginas, a cartilha pode ser dividida em três partes. A primeira aborda os novos materiais de batata-doce de cor alaranjada que estão chegando aos produtores. A cor diferenciada deve-se à presença de betacaroteno, o mesmo micronutriente que confere a coloração característica da cenoura e da abóbora e que é convertida pelo organismo em vitamina A. A deficiência dessa vitamina está relacionada à cegueira e infecções, sobretudo em crianças.

A segunda parte traz um sistema de produção simplificado de batata-doce e a terceira contém receitas alternativas de uso dessa raiz. “A primeira edição da cartilha tem tiragem de 20 mil exemplares e será distribuída nos municípios de Sergipe com o apoio da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE). Outros estados do Nordeste também vão receber o material à medida que a Embrapa feche parcerias para fazer a distribuição com prefeituras, secretarias estaduais de educação e órgãos de extensão rural”, afirma João Bosco.

Novos materiais - Durante a III Reunião Anual de Biofortificação, a Embrapa Hortaliças também irá apresentar quatro novos materiais de batata-doce alaranjada. Bosco afirma que as raízes foram selecionadas entre 46 clones enviados para o Brasil pelo Centro Internacional da Batata (CIP – sigla em espanhol), com sede no Peru. A vantagem dessas cultivares é que elas não estão infectadas por vírus que atacam a cultura.

Informações sobre a Cartilha: Embrapa Hortaliças -

/

61 3385-9109

Informações sobre a III Reunião Anual da Biofortificação: Embrapa Tabuleiros Costeiros -

/ 79 4009 1381

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025