Inmet prevê trimestre quente e seco no Brasil
Período de agosto a outubro terá chuvas abaixo da média e déficit hídrico em diversas regiões
A inclusão digital e socioprodutiva de pequenos agricultores do nordeste goiano já é uma realidade. Lançados pela Embrapa durante a AgroBrasília 2025, o aplicativo Irrigar para Desenvolver (ID) e a plataforma on-line Wikirriga auxiliam no manejo da irrigação de maracujá e manga e reúnem informações relevantes sobre agricultura irrigada na região.
O ID é um dos legados do projeto Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã, liderado pela Secretaria de Estado de Agricultura de Goiás e apoiado por parceiros como a Embrapa Cerrados. A iniciativa busca levar a irrigação como tecnologia básica para o desenvolvimento da região e a melhoria de vida de assentados de reforma agrária, possibilitando o plantio de culturas de alto valor como as frutas, além de aumentar a produção agrícola em até 50% e o rendimento familiar entre 20% e 30%.
Segundo o pesquisador responsável pelo aplicativo, Lineu Rodrigues, a maior dificuldade é fazer as tecnologias mais recentes chegarem ao pequeno produtor - objetivo alcançado com esse projeto. Ele acrescenta ainda que foram realizadas diversas capacitações para auxiliar os produtores do nordeste de Goiás a compreender a importância da tecnologia e os cuidados para uma irrigação eficiente.
Desenvolvido em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o ID é alimentado com dados climáticos (temperatura, chuvas, umidade relativa do ar, velocidade do vento e radiação solar) coletados em estações agrometeorológicas instaladas na região, e com dados sobre as características físicas dos solos, levantadas pela pesquisa.
Conforme explica Rodrigues, o aplicativo acessa esses dados e informa o agricultor, de forma simples e direta, quando e o quanto irrigar. O ID está disponível inicialmente para os agricultores participantes do projeto, mas a ideia é, futuramente, oferecê-lo a produtores de outras regiões do Brasil.
Plataforma de conhecimento aberta à sociedade e disponível gratuitamente na internet, o Wikirriga (wikirriga.com.br), foi desenvolvido com o apoio da empresa de irrigação Netafim. A ideia é disponibilizar informações técnico-científicas e práticas sobre todos os aspectos que envolvem a irrigação e a agricultura irrigada, podendo servir tanto ao público técnico como a produtores, estudantes, formuladores de políticas públicas e demais interessados sobre o tema.
Lineu justifica a criação da plataforma argumentando que a segurança alimentar e a segurança hídrica estão no centro das maiores preocupações da sociedade e que há fortes indicativos de que a irrigação será cada vez mais estratégica na produção sustentável de alimentos.
O pesquisador acredita que a falta de comunicação adequada com a sociedade é um dos principais entraves ao desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada. Por isso, melhorar a interlocução do setor agrícola com a sociedade é um dos pilares do projeto.
A plataforma é baseada no uso de uma ferramenta colaborativa, que possibilita a atualização contínua do conhecimento agregado à plataforma pelos editores e colaboradores, que são profissionais da Embrapa, de universidades e de outras instituições que atuam em agricultura irrigada; bem como no conhecimento de acesso fácil e gratuito para a sociedade.
“Esperamos contribuições para que o Wikirriga possa crescer e ser útil à sociedade brasileira, trazendo informações confiáveis e reduzindo a polarização do debate sobre esse tema tão importante”, finaliza.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura