Embrapa Gado de Corte assina cooperação técnica com a prefeitura de Campo Grande/MS

26.09.2011 | 20:59 (UTC -3)
Dalízia Aguiar

A Embrapa Gado de Corte assinou com a prefeitura de Campo Grande um termo de cooperação técnica, que envolve um conjunto de atividades visando beneficiar os alunos da Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo, uma das poucas no país que possui curso técnico agrícola no ensino médio e é mantida pelo poder público municipal.

Com a integração, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, compromete-se a dar todo o suporte para implantar e validar um sistema automatizado de gerenciamento e rastreamento de bovinos por meio da tecnologia “Mangueiro Digital”, desenvolvimento pela Empresa. Além das melhorias haverá também um plano de atividades voltado exclusivamente para a capacitação dos alunos.

O Termo faz parte de um esforço conjugado entre a Unidade e a Secretaria de Municipal de Educação (SEMED) no intuito de implementar as atividades do Programa Embrapa de Carne, Couro e Pele de Qualidade na Secretaria em consonância com o “Projeto Rede de Carne Bovina de Qualidade - Rastreabilidade, Resíduos e Boas Práticas de Produção”.

Durante a cerimônia de assinatura realizada na Sede da Gado de Corte, em Campo Grande-MS, o chefe-geral Cleber de Oliveira Soares, ao lado do prefeito Nelson Trad Filho, reiterou a importância da parceria afirmando que é papel da Embrapa e, sobretudo, um compromisso dessa Unidade com a cidade de Campo Grande, transformar a produção agropecuária por meio da pesquisa e do conhecimento.

Sobre o Termo, explica o chefe-geral que “os alunos terão a oportunidade de conhecer técnicas nas áreas de lavoura, pastagem, manejo de rebanho, melhoramento animal e reprodução. Também terão acesso a técnicas de criação de ovinos, peixes em tanque rede, produção agrícola orgânica e outras”.

Para o prefeito Nelson Trad a integração com o Centro é uma oportunidade de agregar valor não só ao curso mais às potencialidades que surgirão a partir dele. “Com o convênio os alunos, que sairão da Escola Agrícola, terão um diferencial, uma base mais sólida e estruturada para desenvolverem seus potenciais. As ações somam-se a tecnologia e o mangueiro digital é um exemplo. Em andamento na escola, o projeto é inovador e os estudantes levarão com eles o conhecimento e repassar isso mundo afora”, disse o prefeito.

O evento contou com a presença dos alunos da Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo, da superintendente de Gestão de Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, Ângela Brito, e da coordenadora da Unidade Especial de Criação e Inovação da Prefeitura, Edna Antonelli.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025