Governo promove Seminário para rediscutir Extensionismo Rural no Tocantins
De 16 a 19 de abril, técnicos da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater) participam do curso “Manejo de pastagens e alternativas de suplementação alimentar”, com aulas teóricas no auditório da Emater, em Porto Velho, e práticas no campo experimental da Embrapa Rondônia. Três palestras, ministradas por analistas da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa, abordam os seguintes temas: importância da análise química de solos; suplementação animal para o período seco e características necessárias para instalação e operação de sistemas de irrigação em pastagens.
Sobre suplementação de bovinos para o período de estiagem, a zootecnista da Embrapa Rondônia, Elisa Köhler, informa que o objetivo é capacitar os técnicos sobre temas como: uso de cana-de-açúcar mais uréia, silagem, diferimento de pastagens e uso de concentrado. “A ideia é manter a produção de leite e carne dos animais durante o período seco”, acrescenta.
Já o pesquisador Claudio Townsend fala sobre recuperação e renovação de pastagens degradadas. “A finalidade é orientar quanto à identificação de pastagens degradas e estabelecer qual o estágio de degradação em que se encontram, além de adequar a carga animal de acordo com as condições de cada pasto”, explica.
Uma outra palestra, ministrada pelo técnico da Emater, Antonio Ferreira, explica a necessidade de irrigação para pastagens em Rondônia. “A finalidade do curso é orientar os técnicos para que sejam um elo entre a tecnologia gerada pela Embrapa e o produtor rural”, conclui a médica veterinária da Embrapa Rondônia, Fernanda Ferreira.
Kadijah Suleiman/Embrapa Rondônia
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura