Artigo - A importância do controle de qualidade de sementes
Integrar a cadeia produtiva desde o produtor ao consumidor por meio de oficinas, cursos, clínicas e exposições. Este é o objetivo do I Encontro Nordestino da Floricultura, Paisagismo e Jardinagem (Sergipe Flora), que será realizado de 4 a 7 de dezembro no Centro de Convenções de Sergipe, em Aracaju. As inscrições podem ser feitas pelo fax 79 3211-8948 ou no evento.
A abertura será às 20 do dia 4 com a palestra de Genebaldo Freire Dias, que é professor e pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento e Gestão Ambiental da Universidade Católica de Brasília (UCB), onde coordena o projeto de Educação Ambiental. Nos outros dias, o evento estará aberto ao público das 8h às 18h com a exposição e venda de flores ornamentais, como orquídeas.
Durante o evento haverá ainda uma mostra artesanatos, na qual serão expostos ambientes integrados com plantas e flores no intuito de ressaltar o uso das plantas na decoração de ambientes como também a possibilidade de composição desses materiais com artesanatos produzidos na região. A entrada é um quilo de alimento não perecível,
O Sergipe Flora está sendo realizado pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE) e a Associação Sergipana em Defesa da Fauna e da Flora (Asdef). Para os organizadores, o evento é propício porque a região tem excelente qualidade climática e localização geográfica privilegiada para o desenvolvimento de uma floricultura eficiente e competitiva. O evento é destinado a toda cadeia produtiva e tem o intuito de disponibilizar para o público informações e tecnologias que promovam o desenvolvimento do setor.
Durante os três dias serão realizados cursos com especialistas da área e pesquisadores da Embrapa. No dia 5, a pesquisadora da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Ana da Silva Ledo, ministra o curso "Micropropagação de abacaxi ornamental e bromélias". No dia seguinte, a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Planaltina – DF) Arailde Fontes Urben ministra o curso "Cogumelos funcionais e sua importância na saúde humana". Outra atividade do evento que contará com a presença das pesquisadoras são as clínicas tecnológicas. Ana Ledo e Maria Salete Alves Rangel vão falar sobre "Aplicações da biotecnologia na produção de plantas ornamentais" e A arborização no ambiente urbano", respectivamente.
Gislene Alencar
Embrapa Tabuleiros Costeiros
www.cpatc.embrapa.br / 79 4009-1381
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura