Embrapa disponibiliza publicação sobre sistema de produção de cenoura

O cenário da cadeia produtiva de cenoura ganhou mais uma contribuição da pesquisa por meio de uma nova ferramenta de consulta relacionada à melhoria do cultivo com a hortaliça

16.02.2022 | 14:16 (UTC -3)
Embrapa

O cenário da cadeia produtiva de cenoura ganhou mais uma contribuição da pesquisa por meio de uma nova ferramenta de consulta relacionada à melhoria do cultivo com a hortaliça. Trata-se da publicação “Sistema de Produção de Cenoura”, disponibilizada para download pela Embrapa Hortaliças desde janeiro de 2022, com amplas abordagens envolvendo questões como exigências climáticas, escolha e preparo do solo, calagem e  adubação, definição dos grupos para escolha das cultivares mais adequadas, sistemas de plantio, métodos de manejo da irrigação, tratos culturais, controle de plantas daninhas, descrição de doenças e métodos de controle, tipo e época de colheita e pós-colheita, entre outras.

  • Baixe aqui a publicação.

Uma das principais hortaliças mais cultivadas no mundo – mais de 1,1 milhão de hectares, segundo dados da FAO, agregados entre cenoura e nabo -, a cenoura no Brasil também exibe relevância pela mostra da área plantada, superior a 20 mil hectares e produção acima de 700 mil toneladas/ano. As cultivares desenvolvidas pelas pesquisas de melhoramento genético vêm contribuindo para que esses números se mostrem consistentes e com perspectivas de aumento de área cultivada e de produção, haja vista as novas cultivares que estão sendo adotadas pela cadeia produtiva – BRS Paranoá, primeira cultivar nacional desenvolvida para sistemas orgânicos de produção, e a BRS Planalto, cujas principais características são a rusticidade, produtividade e qualidade.

Nesse contexto e de acordo com os autores da publicação, cada cultivar tem características próprias quanto ao formato das raízes, resistência a doenças e, principalmente, quanto à época de plantio. Essa última característica permite que se produza cenoura o ano todo na mesma região, em diferentes sistemas e escalas de produção, desde que se semeie a cultivar apropriada às condições predominantes de clima, em cada época.

Participaram da edição os pesquisadores Agnaldo Carvalho, Giovani Olegário, Carlos Ragassi, Valdir Lourenço Júnior, Carlos Alberto Lopes, Jadir Pinheiro, Ailton Reis, Lucimeire Pilon e ainda Gabriel Pereira, mestrando em Agronomia pela Universidade de Brasília (UnB).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024