Embrapa comprova que Hereford come menos para produzir mais

27.09.2011 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Comunicação

A Embrapa Pecuária Sul (Bagé/RS) vem há 4 anos desenvolvendo um estudo sobre a eficiência alimentar e fase de terminação para abate, em gado de raças britânicas, suas cruzas e zebuínos. A instituição divulgou alguns resultados que destacaram a habilidade do Hereford em produzir carne, sendo a raça mais produtiva tanto a pasto quanto em confinamento. No mesmo experimento comprovou-se a eficiência bioeconômica do Hereford, que obteve a melhor conversão alimentar e melhor consumo alimentar residual, hoje tão importante em um mundo que se preocupa cada vez mais com sustentabilidade e onde as pesquisas mostram que bovinos que apresentam menor consumo alimentar produzem quantidade menor de gás metano, nocivo à camada de ozônio. Juntamente com esta excelente conversão alimentar o Hereford ainda oferece rusticidade, fertilidade, longevidade e disposição, conhecido mundialmente como o especialista em eficiência.

Além das características inerentes à raça Hereford na obtenção de carne de qualidade, reconhecidas mundialmente e registradas através da história de mais de um século, o cenário atual desafia os produtores do mundo todo a se especializarem cada vez mais a produzirem carne com a mais alta qualidade a preços competitivos.

É neste contexto que Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) vem trabalhando e divulgando a qualidade do Hereford Brasileiro, com base em pesquisas e trabalhos de renomadas instituições públicas, que ajudam a balizar o trabalho realizado dentro da entidade através de seu Conselho Técnico, Programa de Carne Certificada Pampa, Programa de Avaliação Genética para as Raças Hereford e Braford (PampaPlus) as Provas de Avaliação a Campo que já vêm testando e demonstrando os excelentes resultados há 06 anos para o Hereford e há 17 para o Braford. A raça Hereford que se destaca nos mais variados sistemas de produção, através da adaptação de mais de 150 anos de criação em nosso território ou através do cruzamento com o melhor bos indicus do mundo produzindo a mais eficiente “máquina” de produzir carne em condições tropicais, o Braford, comprovadamente o melhor do mundo nas pistas de julgamento.

"O Brasil como principal fornecedor mundial de proteína animal está se especializando cada vez mais a produzir volume com qualidade e eficiência. Possuímos os melhores sistemas de avaliação genética do mundo, aplicados em rebanhos extremamente grandes e isto nos confere uma posição de vantagem em relação a nossos concorrentes" diz o Gerente do Programa Carne Certificada Pampa, Guilherme Dias. A utilização de genética provada no cruzamento do Hereford em animais zebuínos e do Braford em animais cruzados permite utilizar heterose e complementaridade em programas de cruzamento que visam boa eficiência alimentar, maior produtividade com excelente qualidade de carne, evidenciado, principalmente, pelo marmoreio e maciez, atributos indispensáveis para fidelizar aquele que paga a conta, o consumidor. Um touro Hereford em uma vaca Nelore criam um dos mais eficientes e cobiçados produtos da industria da carne.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro