Alta Genetics inaugura central de produção de sêmen na China
Pesquisas relacionadas ao Projeto Genoma Café serão mostradas pela Embrapa Café e pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em Brasília aos visitantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre os dias 19 e 25 de outubro.
A semana, realizada anualmente pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, em 2009 terá como tema "Ciência no Brasil" e enfatizará as pesquisas realizadas no país em conjunto com cientistas franceses, em comemoração ao ano da França no Brasil.
A exposição da Embrapa Café irá divulgar o estudo realizado por pesquisadores do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café em parceria com o Cirad – Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour Le Dévelopment, da França. O projeto estuda todas as funções das plantas de café com o objetivo de obter variedades tolerantes à seca. Para isso, usam as informações resultantes da primeira etapa do Projeto Genoma Café, coordenado pela Embrapa Café e realizado pelo Consórcio, quando os cientistas obtiveram um banco de dados com mais de 200 mil seqüências de DNA, o que permitiu a identificação de mais de 30 mil genes responsáveis pelos diversos mecanismos fisiológicos de crescimento e desenvolvimento do cafeeiro.
Além de painéis demonstrativos sobre o projeto, a Embrapa Café também tratará, na exposição, sobre os benefícios do café para a saúde humana, por meio de vídeo produzido para o público infantil e material impresso.
O projeto Genoma Café conta também com a participação da Unicamp, USP, Unesp, Instituto Agronômico do Paraná - Iapar, Universidade Federal de Lavras - Ufla, Universidade Federal de Viçosa -UFV, Instituto Agronômico - IAC, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig e Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural - Incaper.
Jurema Iara Campos
Embrapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura