ES: canceladas audiências públicas sobre qualidade do café conilon
Nesta sexta-feira (24/04), a Embrapa Pecuária Sul recebe a visita de uma comitiva formada pelo prefeito Luís Eduardo Colombo, o Dudu Colombo, e secretários de governo para pretende estreitar relações e prospectar projetos de pesquisa e desenvolvimento em benefício da região.
O encontro está marcado para as 11h.
A recepção está sob a responsabilidade do gestor da Embrapa, o chefe geral Roberto Collares, que apoiado ao chefe de pesquisa, desenvolvimento e inovação Alexandre Varella mostrarão a carteira de projetos da Empresa e novos realinhamentos estratégicos traçados no novo Plano Diretor assumido até 2011. A unidade de pesquisa possui 29 trabalhos, sendo 16 de sua própria liderança, sendo que neste ano, devem ser aprovados mais algumas propostas, totalizando 35 projetos realizados em parceria.
A relação da Embrapa com o Executivo local se mantém ao longo de anos sob a parceria, e atualmente, a Empresa compõe assentos junto a conselhos consultivos e participativos municipais como os de desenvolvimento rural, turismo, ambiental e segurança alimentar, nos quais procura contribuir com resultados de experiências das suas áreas de atuação através da pesquisa agropecuária.
Profissionais da prefeitura municipal participam de ações de pesquisa que podem ser destacadas: os projetos de Ecologização da pecuária familiar como estratégia de desenvolvimento territorial do Alto Camaquã, sob a liderança do pesquisador Marcos Flávio Silva Borba, além da proposta em andamento do convênio de cooperação técnica internacional Brasil-Itália, com envolvimento do pesquisador Sergio Silveira Gonzaga, que objetiva a transferência e o desenvolvimento de tecnologias para a produção de carne e couro de qualidade do Bioma Pampa e também do fomento ao cultivo de oliveiras, respectivamente as duas ações contemplando Bagé e municípios do entorno. Há ainda, as atividades que fazem parte do levantamento da situação do manejo do carrapato rhipicephalus (boophilus) microplus no sistema de produção de pecuária familiar do Alto Camaquã, que se inicia neste período sob a responsabilidade da pesquisadora Claudia Cristina Gulias Gomes. Além disso, a Embrapa realiza a cedência de material(balastro) para recuperação das estradas de acesso à produção do município, garantindo melhores condições de infraestrutura, tanto para trabalhadores da zona rural como urbana.
Segundo Roberto Collares, a Embrapa está disponível para ouvir o prefeito Dudu. "Estamos prontos para acolher suas demandas, pois queremos contribuir com o município. A Embrapa possui uma alta consideração por Bagé pelo fato de nos hospedarem em sua cultura e sua história há quase 34 anos. Nossa Empresa de nível nacional está comprometida com o desenvolvimento desta região", enfatizou o chefe geral.
O prefeito Dudu deve estar acompanhado de seus assessores e 16 secretários municipais de governo.
Fonte: Embrapa -
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura