Embrapa apresenta genética de trigo tropical em Dia de Campo

Evento no Distrito Federal também abordou técnicas de manejo para reduzir o acamamento

23.09.2025 | 16:49 (UTC -3)
Breno Lobato, edição Revista Cultivar
Foto: Breno Lobato
Foto: Breno Lobato

No Dia de Campo – Trigo Irrigado 2025, realizado na Fazenda Maragato e Chimango, no PAD (DF), a Embrapa apresentou suas principais cultivares de trigo tropical irrigado, destacadas por alta produtividade e qualidade industrial, além de práticas recomendadas para reduzir o acamamento das plantas. O evento, promovido pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), reuniu cerca de 200 produtores, técnicos, profissionais de revenda e consultores da região.

Segundo Cláudio Malinski, engenheiro agrônomo do departamento técnico da Coopa-DF, o trigo tem ganhado destaque no Brasil Central como uma cultura de alta tecnologia. “É uma cultura super importante no sistema de produção, pois quebra o ciclo de pragas, reduz a infestação de nematoides e plantas daninhas, além de oferecer um trigo de qualidade incomparável”, afirmou. A estimativa é de que a área cultivada com trigo na região seja de cerca de 400 mil hectares.

Variedades destacadas pela Embrapa

O pesquisador Júlio Albrecht, da Embrapa Cerrados (DF), apresentou as cultivares BRS 254, BRS 264, BRS 394 e BRS 404, desenvolvidas para o Cerrado e indicadas para cultivo irrigado em regiões com altitudes acima de 500 metros. A semeadura recomendada ocorre entre 11 de abril e 31 de maio, sendo ideal a primeira quinzena de maio, para maximizar o rendimento e reduzir o risco de brusone, principal doença da triticultura na região.

  • BRS 254: trigo melhorador com força de glúten de 340 x 10⁻⁴ J, estabilidade acima de 12 minutos e peso hectolítrico (PH) de 80 kg/hL. Possui ciclo precoce (120 a 125 dias) e potencial produtivo de 110 a 125 sc/ha, tendo alcançado 147,5 sc/ha em 2021 em pivô de 101 hectares.
  • BRS 264: cultivar de alta produtividade, com força de glúten acima de 262 x 10⁻⁴ J e PH superior a 81 kg/hL. Registro de produtividade de 160,5 sc/ha em 119 dias de ciclo em Cristalina (GO) em 2021. É superprecoce (110 a 120 dias), garantindo economia de energia e água.
  • BRS 394: trigo pão e melhorador, com força de glúten acima de 314 x 10⁻⁴ J, ciclo precoce (115 a 125 dias) e maior tolerância ao acamamento. Potencial produtivo de 115 a 130 sc/ha, com recorde de 137 sc/ha em 2017.
  • BRS 404: originalmente desenvolvida para sequeiro ou safrinha, também adaptada ao sistema irrigado devido à rusticidade. Força de glúten de 280 x 10⁻⁴ J, ciclo precoce (90 a 125 dias) e produtividade média de 45 sc/ha na safrinha, chegando a 71,9 sc/ha em 2023.

Novidade para 2026

A Embrapa prepara o lançamento da BRS Savana, indicada tanto para sequeiro quanto para irrigado, com maior tolerância à brusone graças à translocação 2NS/AS de um parente selvagem do trigo (Aegilops ventricosa). Segundo Bruno Lemos, analista da Embrapa Trigo (RS), a cultivar está na fase de produção das sementes básicas e apresentou produtividade de até 118 sc/ha em irrigado no PAD-DF. O lançamento oficial está previsto para maio de 2026, na AgroBrasília.

Manejo para reduzir o acamamento

O pesquisador Jorge Chagas, da Embrapa Trigo, destacou práticas de manejo para minimizar o acamamento, problema que afeta o rendimento antes do enchimento dos grãos. Entre as recomendações estão:

  • Conhecer o histórico da área, o solo, culturas anteriores e nível de palhada.
  • Escolher a cultivar adequada ao objetivo do sistema produtivo.
  • Ajustar densidade de semeadura, considerando o peso de mil sementes e capacidade de germinação.
  • Aplicar corretamente a adubação nitrogenada, evitando excesso que favoreça o acamamento.
  • Uso de redutor de crescimento (trinexapaque-etílico) no primeiro nó visível da planta.
  • Manejo da irrigação, evitando excesso nos períodos críticos de enchimento de grãos, especialmente em noites de vento.

A Embrapa disponibiliza o software “Monitoramento de Irrigação” para auxiliar o manejo da irrigação do trigo, acessível gratuitamente no site da Embrapa Cerrados (https://hidro.nuvem.ti.embrapa.br).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025