Agrodefesa atualiza a lista de municípios goianos com ocorrência da Pinta Preta dos Citros
Com inclusão de Indiara, a doença agora está presente em 35 cidades no Estado
Nesta semana, foi definido em encontro técnico entre extensionistas rurais do Rio Grande do Sul o início de testes de bioinsumos na produção de melancia. A iniciativa será realizada pela Emater-RS com apoio da Prefeitura de Arroio dos Ratos (RS), local onde aconteceu a reunião.
Apesar de fazer parte da dieta da população brasileira, ainda são utilizados defensivos agrícolas que acabam deixando resíduos na melancia. Para Jamir Fortunato Dalenogare, extensionista rural da Emater-RS em Arroio dos Ratos, o objetivo dos testes é aumentar as garantias para que não haja carga residual na cultura.
A experiência será feita em uma área de 1,4 hectares em Arroio dos Ratos, com a colaboração de parcerias. O local foi doado por uma proprietária rural e os insumos que serão utilizados para fertilização também foram doados, assim como os demais bioinsumos.
O apoio da Prefeitura Municipal foi firmado a partir de um termo de cooperação técnica para a cedência das máquinas da patrulha agrícola para a realização do preparo do solo e tratos culturais. A iniciativa prevê o uso apenas de biológicos, sem a utilização de produtos agroquímicos. “Nós acreditamos que os bioinsumos, mesmo que não sejam capazes de substituir totalmente os produtos químicos, possam ser eficientes para reduzir consideravelmente os resíduos que esses deixam”, conclui Dalenogare.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura