Emater/RS-Ascar recebe equipamentos para determinar qualidade do arroz

23.06.2009 | 20:59 (UTC -3)

Nos próximos dias, todas as 40 Unidades de Classificação da Emater/RS-Ascar estarão equipadas com 30 novos determinadores eletrônicos de umidade e 20 testadoras de arroz, também conhecidos como engenho de prova.

A entrega será nesta quarta-feira (24/06), às 11h30, no Escritório Central da Instituição, em Porto Alegre, durante almoço com a presença do presidente Mário Augusto Ribas do Nascimento, da diretora técnica, Águeda Marcéi Mezomo, do diretor administrativo, Cilon Fialho da Silva, além de gerentes e classificadores.

À tarde, representantes das empresas que comercializaram os equipamentos para a Emater/RS-Ascar darão treinamento de manuseio, controle e manutenção aos mais de 20 classificadores.

"A partir dessa aquisição, a Emater passa a determinar a umidade do arroz somente através de processo eletrônico, monitorado pela metodologia oficial realizada em estufa, em todas as unidades de classificação", destaca Antônio Carlos de Souza Guimarães, supervisor regional e responsável pelo Setor de Qualidade da Classificação.

Guimarães também destaca a eficiência dos engenhos de prova, que serão colocados em todas as unidades que oferecem classificação do arroz em casca, principalmente, nas prévias durante a safra e nas operações de contrato de opção e de AGF (Aquisição do Governo Federal).

Adriane Bertoglio Rodrigues

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

51-2125-3104 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025