Farsul pede redução na tributação incidente em grãos
A Capital Nacional da Pimenta já está preparando mais uma edição da tradicional Fepimenta. Com organização da Prefeitura de Turuçu e apoio da Emater/RS-Ascar, entre outras entidades, a programação acontece entre 31 de março e 1º de abril, no Parque Municipal de Eventos.
Produtores do município vão comercializar o produto in natura no Pavilhão da Agricultura Familiar, organizado pela Emater/RS-Ascar. ‘’Dez famílias e agroindústrias vão expor seus produtos à base de pimenta. Neste pavilhão também se encontram os estandes da Emater, Sicredi e artesanato rural. Nossa participação é na véspera da festa, organizando estandes dos agricultores”, explica o extensionista da Emater/RS-Ascar, Lauro Francisco Schneid.
Quem for prestigiar o evento, encontrará, além de produtos à base de pimenta, café colonial, bebidas das comunidades e muita musica. A 11ª edição do evento será embalada pelas bandas Porto do Som, Rota Luminosa, Guarany, Imigrantes, Expresso da Vaneira e As Gurias. A programação conta ainda com apresentações de corais, grupos de danças, baile da terceira idade, desfile e coroação da corte da festa e ainda a 2ª edição do Baile do Chopp, animado pela banda Rota Luminosa, com direito à tradicional dança da Poloneise e apresentação de grupo de danças alemãs.
A estiagem não parece ter prejudicado o cultivo da protagonista da festa. A produção de pimenta neste ano ocupou uma área de 15 hectares, com 15 famílias envolvidas. Até o momento, a produção está bem, com perspectivas de que seja colhida em torno de 1,8 tonelada de pimenta seca por hectare.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura