Emater/RS-Ascar e BSBios planejam novas parcerias

06.02.2012 | 21:59 (UTC -3)
Vanessa Almeida de Moraes

No sentido de melhorar a qualidade das principais matérias-primas utilizadas pela BSBios e classificadas pela Emater/RS, soja e canola, foram iniciadas as primeiras tratativas para 2012, em reunião realizada em Passo Fundo na última sexta-feira (3), entre as direções das instituições. Esteve presente, o diretor administrativo da Emater/RS, Valdir Zonin.

Segundo o técnico Valdir Machado, da Unidade de Classificação da Emater/RS-Ascar de Erechim, o maior problema está na desuniformidade da umidade dos grãos, já que no fechamento das cargas é considerado apenas o percentual médio de umidade. "Considerando uma média de 14% de umidade, podemos encontrar grãos com 10% e outros com 18%, sendo que estes com umidade mais elevada poderão afetar também a qualidade dos demais", explicou.

De acordo com o coordenador de Suprimentos, Leandro Zatt, e o coordenador de logística, Marcelo Centenaro, ambos da BSBios, a empresa tem interesse no assunto, já que este problema afeta diretamente a qualidade da matéria-prima e aumenta os custos com a secagem. "Faremos um estudo calculando o custo por unidade de percentual a ser baixado e, num segundo momento, voltamos a debater o assunto", acrescentou Leandro.

O diretor administrativo da Emater/RS, Valdir Zonin, colocou a estrutura da Emater/RS-Ascar à disposição para o avanço das tratativas iniciais, seja na questão da Classificação, bem como em relação às capacitações realizadas pela instituição nas áreas de secagem e armazenagem de grãos, tanto para produtores quanto para cooperativas e empresas. "Deve-se estudar a possibilidade de repassar um valor adicional para aquele produto que estiver com menos de 14% de umidade, isso estimularia também mais investimentos em secagem e armazenagem na propriedade", avaliou Zonin.

Na reunião ficou também acordado a renovação das parcerias de assistência técnica na produção da canola e de Classificação de soja e canola. Essas renovações serão firmadas durante a Expodireto Cotrijal, com os presidentes e diretores da instituição e da empresa. A Expodireto Cotrijal será realizada de 05 a 09 de março, em Não-Me-Toque.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro