Café mais caro: desafios climáticos afetam a safra 25/26
Produção brasileira enfrenta desafios, enquanto o café já pesa mais no bolso do consumidor
Caratinga, no Leste de Minas, receberá na terça-feira (25/2) o Seminário Regional de Fruticultura e Olericultura: desafios e oportunidades. O evento, promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), será um espaço para os produtores trocarem experiências e adquirirem conhecimento sobre novas práticas, tecnologias e mercado.
O seminário é voltado para agricultores e lideranças dos 27 municípios que integram a Unidade Regional da Emater-MG de Ipatinga. As inscrições serão feitas no local, gratuitamente, a partir das 8h30. A abertura do evento contará com as presenças do Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, e do presidente da Emater-MG, Otávio Maia.
A programação conta com quatro palestras ministradas por coordenadores técnicos da Emater-MG. Durante a manhã, o tema será “Processamento artesanal de frutas e olerícolas associado ao turismo rural”, abordando formas de agregar valor à produção.
No período da tarde, serão três palestras. A primeira vai abordar a "Fruticultura: alternativas para o desenvolvimento e diversificação na produção". Na região, as principais frutas cultivadas são a banana, laranja, limão e tangerina. Mas a Emater-MG também irá orientar sobre outras culturas com potencial para produção nos municípios.
Em seguida haverá a palestra "Boas práticas na produção de hortaliças". A região conta com 2,6 mil hectares de cultivos e uma produção anual de 65,5 mil toneladas de hortaliças. Cerca de 92% dessa produção vem da agricultura familiar. São aproximadamente 1,8 mil pequenos produtores que cultivam principalmente mandioca, quiabo, tomate, inhame, alface, jiló e couve.
A palestra que fecha a programação do seminário será “Agroecologia e Bioinsumos", explorando práticas sustentáveis para melhorar a produção e redução de custos.
O coordenador técnico regional da Emater-MG, Sebastião Braga, destaca o grande potencial da região para a produção de frutas e hortaliças, que podem complementar atividades tradicionais como café e pecuária. "Às vezes os produtores não enxergam outras possibilidades que podem agregar valor à sua produção", afirma. Segundo ele, o evento busca atender tanto os produtores já inseridos na atividade quanto aqueles interessados em investir em novas culturas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura